Abaixo-assinado CONTRA O 14º E 15º SALÁRIOS DOS SENADORES DA REPÚBLICA
Para: Senado Federal/Presidência da República
Aos cidadãos que não sabem, os ilustres senadores da República recebem 14º e 15º salários. Ou seja, recebem dois salários a mais do que qualquer trabalhador comum. Eles justificam esses dois salários adicionais como indenização pelas despesas que teriam com o translado de suas cidades até Brasília no início do mandato e no retorno às suas cidades no fim do mandato.
Em 21/11/2012 o Senado aprovou que essas duas parcelas adicionais de salário sejam pagas sem retenção de IR. Ou seja, nós contribuintes, que já pagamos dois salários adicionais, ainda teríamos que arcar com os 27,5% de cada parcela, referente ao IR.
Os signatários dessa carta se colocam radicalmente contra o pagamento do 14º e 15º salários, com ou sem retenção de IR, tendo em vista que a remuneração ordinária de 13 salários por ano, somados a demais benefícios, seja suficiente para cobrir qualquer despesa de translado no início, no fim ou a qualquer tempo do mandato dos senadores da República.
Sendo assim, pedimos que, por força de lei, seja extinta qualquer remuneração além dos 13 salários, a que qualquer trabalhador tem direito.