S.O.S Banda Lyra de Mauá 82 Anos de Música e Cultura

Para: Ao Senhor Prefeito e Senhores Vereadores do Município de Mauá

Prezado Senhor Prefeito e Senhores Vereadores,

Em 1.928, ano em que foram feitos os primeiros registros de atividades da Corporação Musical Lyra de Mauá (mesmo antes da Fundação Oficial), a atual Cidade de Mauá era ainda um Distrito da Cidade de Santo André. Nessa época um grupo de moradores, brasileiros e imigrantes europeus reunia-se algumas vezes por semana para relembrar o que haviam deixado para trás em seus países de origem. Como havia vários músicos nesse grupo, estes aproveitavam os encontros para apreciar a boa música e expandir seus conhecimentos musicais. Assim nasceu a Corporação Musical Lyra de Mauá, oficialmente fundada em 15 de Junho de 1934.

A história da Corporação Musical Lyra de Mauá se funde com a história do Município, seu crescimento social e desenvolvimento cultural. Os fundadores do município foram Migrantes e Imigrantes que através da Lyra de Mauá, colaboraram para a formação do Município, que completara em 2016 seus 62 anos de existência, são 20 anos após a fundação da Lyra de Mauá, esta organização precede a fundação do município e tem em seu histórico homens e mulheres que são reconhecidamente personagens da historia política e social de Mauá.

Na década de 60 a Lyra de Mauá foi declarada de Utilidade Pública Municipal (Lei número 853/33 de 18/04/1966), nos anos 2000 foi tombada pelo Patrimônio Histórico Municipal como Bem Imaterial da Cidade de Mauá (Decreto número 7474 de 13/07/2010), e mais recentemente no ano de 2015 foi agraciada com "O Dia da Banda Lyra" (Lei 5.102 de 05/11/2015), tendo a data de 15 de junho como data comemorativa do Calendário Oficial da Cidade, além de um infindável histórico de campeonatos ganhos e apresentações realizadas em cidades do Brasil e do mundo.

Uma entidade com a relevância e o histórico da Lyra de Mauá, torna impossível determinar um valor monetário que corresponda à sua relevância no resultado do trabalho desenvolvido com as crianças e adolescentes, porém sua sobrevivência depende destes valores monetários, que regem nossa sociedade civil. Os poderes públicos Municipais, de uma forma global, Vereadores e Prefeito, têm a condição de ajudar a Banda Lyra de forma justa, direta e relevante em reconhecimento aos benefícios diretos e indiretos decorrentes do trabalho executado pela Lyra de Mauá às esferas educacional, cultural e social da Cidade de Mauá.

Senhores Vereadores e Senhor Prefeito, pedimos que na votação do orçamento 2017, a Lyra de Mauá seja pauta presente, e que um valor palatável através da Subvenção Social seja destinado a esta obra que de forma incansável projeta Musicalmente o Município de Mauá por todo o Brasil.

Considerando que a Banda Lyra de Mauá, funciona de forma ininterrupta, os gastos são igualmente constantes no decorrer dos 365 dias do ano.

Senhores Vereadores e Senhor Prefeito, pedimos quer seja considerado o repasse da Subvenção no primeiro trimestre de 2017; dessa forma será possível distribuir a verba entre custos fixos, manutenção de uniforme e instrumental de forma a constituir a receita de forma relevante e planejar outras ações em prol da Entidade e suas atividades, reforçando que a o quadro diretivo não recebe remuneração para desempenhar suas funções.

Atentando para o custo operacional da Banda Lyra, solicitamos uma Subvenção Social condizente com a contrapartida oferecida pela Entidade na formação de Músicos e Cidadãos.

No mais, o legado destes 82 anos de história da Lyra de Mauá agradece!

União Garra Mauá!

A Diretoria

www.bandalyra.org.br
www.facebook.com/lyramaua/
  1. Actualização #1 500 Assinaturas

Criado em quinta-feira, 14 de julho de 2016

Olá, Hoje atingimos 500 adesões a nossa causa. Muito obrigado a todos que disponibilizaram seu tempo em dar visibilidade ao patrimônio musical de Mauá, a Corporação Musical Lyra de Mauá. conheça mais do nosso projeto em www.bandalyra.org.br

S.O.S Banda Lyra de Mauá 82 Anos de Música e Cultura, para Ao Senhor Prefeito e Senhores Vereadores do Município de Mauá foi criado por: Corporação Musical Lyra de Mauá.