Abaixo-assinado Defendendo a estrutura do projeto bilíngue de Campinas
Para: Prefeitura de Campinas
Campinas, desde 2009, vem desenvolvendo um Programa Municipal de Educação Inclusiva Bilíngue que procura respeitar os direitos linguísticos e de uma educação de qualidade para as pessoas surdas. Todavia, a gestão municipal Jonas Donizetti (2013/2016) iniciou debates questionando a pertinência das ações deste Programa e defende a inclusão de surdos de todas as idades (inclusive os bem pequenos em salas com intérpretes de Língua de Sinais) acabando com a rica experiência das salas Língua de Instrução Libras nas escolas regulares.
Trata-se de um retrocesso já que a escolarização destas crianças como vem sendo feita dá acesso a Libras(língua brasileira de sinais) e favorece que os processos de conhecimento e socialização sejam satisfatórios. Nesta experiência os alunos surdos que vão para o 6º ano têm apresentado excelente integração social e acadêmica - apesar do atraso de língua e linguagem inicial, quando de sua chegada à escola.
A "nova proposta" da Prefeitura é que as crianças surdas na Educação Infantil e 1º ao 5º ano do ensino fundamental sejam incluidas em salas de alunos ouvintes com a presença de intépretes de Libras. Este modelo é problemático para alunos surdos que já com dominam a Libras, e mostra-se MUITO inadequado para crianças que ainda não adquiriram qualquer língua - como é o caso da maioria de alunos surdos que chegam a escola pública nestes níveis de ensino.
Assim, reinvindicamos um debate público amplo para que surdos e ouvintes, educadores, pesquisadores, familiares e demais interessados colaborem para que os munícipes de Campinas optem pelo caminho da educação de surdos que desejam seguir.
Profa. Helena de Freitas aguardamos sua manifestação e agendamento de uma audiência pública para este debate.