Abaixo-assinado Pagamos por TV por assinatura para ver programação e não propagandas.
Para: Ministério Publico e Anatel
Vimos através desse abaixo assinado, solicitar à Anatel e ao Ministério Publico uma intervenção junto à TV por assinatura.
Podemos compreender que a propaganda em TV por assinatura, pode reduzir o valor da mesma, entretanto, esta havendo abuso por parte das mesmas, já que estão a visar lucros excessivos usando de seus horários para apresentar enxurradas de propagandas!
Citarei alguns exemplos:
- Warner – Desisti de ver filmes nesse canal, para se ter idéia um filme como “Eu Sou a Lenda” que tem uma previsão de duas horas de duração, nesse canal chega a três horas. Ou seja, duas horas de filmes e uma de propagandas. Falo isso, fazendo o teste, nesse mês (Fevereiro), comecei a ver esse filme, e contei no relógio exibia-se 5 minutos do filme e já partia para a propaganda, contei a quantidade de propaganda foram 10 comerciais num único intervalo, desisti de ver o filme. Quando assinei a minha TV a cabo, fiz por dois motivos: - 1 – Para ver a Universal por causa de House (único canal que considero razoável a propaganda) e 2 – Gostava das series exibidas na Warner como Friend e Super Natural (Em resumo por causa do excesso de propagandas, desisti de ver esses seriados no canal e comprei os DVDs).
- Fox – Ontem estava a ver um seriado, quando inicio-se o comercial, até onde tive paciência de ver foram quatro consecutivos entre eles: Confort, Oral B, C&A e um de veículo apresentado por Faustão. Perdi a paciência mudei de canal antes que retornasse a programação, fui para a Disney.
- Disney – Quantidade exagerada de comercias com o agravante de ser um canal infantil, o que estimula o consumo entre as crianças.
- Studio Universal – Além de haver uma quantidade de propagandas que nos deixam indignados por estamos pagando uma TV para ver propagandas, há os seguintes agravantes: A- Repetição continua em sua programação exemplo, supondo que esteja passando um filme às 22:00 o mesmo terá seu encerramento às 23:30, assim que ocorre o encerramento do filme começa a passar exatamente o mesmo filme, parece até o antigo “Sessão das Dez” do SBT e B- Eles vão para a propaganda, e ao retornarem à programação passa somente os créditos do filme. Certo dia, estava a ver Monk nesse canal, quando veio então os comerciais, ao retornar, passou apenas os créditos.
- Discovery – adoro documentários, entretanto, não vejo mais esse canal, dado ao excesso de propagandas.
- Animal Planet – Outro canal que fora abolido pelo mesmo motivo.
Em resumo, mesmo tendo TV por assinatura, acabo assistindo DVD, uma vez que a qualidade da TV aberta caiu consideravelmente nos últimos anos e pelo fato do excesso de propagandas na TV paga, assisto quase que unicamente a Universal, as demais ignoro.
Diante dos exemplos acima mencionados, solicitamos ao Ministério Publico juntamente como órgão regulador Anatel, que criem uma lei a fim de reduzir a quantidade de propagandas exibidas pela TV paga, somos sabedores que já há um projeto para mudanças, do qual sugere que a TV paga possua em sua programação 25% de propagandas, assim como já é determinado para TV aberta, ou seja, para cada Uma hora de programação 15 minutos poderão ser destinados a propagandas, entretanto, acreditamos, que esse projeto ainda não é justo, a TV aberta se sustenta praticamente através da propaganda exibidas principalmente em horário nobre, o lucro da TV por assinatura, se dá em boa parte com seus assinantes, sendo assim, propomos que ao invés de 25% de tolerância seja aceito no máximo 15%.
Esperamos através dessa Petição sermos atendidos, queremos pagar por programação e não por propagandas.