Petição Pública Brasil Logotipo
Ver Abaixo-Assinado Apoie este Abaixo-Assinado. Assine e divulgue. O seu apoio é muito importante.

Correção da Implantação da Transcarioca em Ramos

Para: Prefeitura do Rio de Janeiro

Senhores,

venho apresentar aqui a convergência de algumas idéias que os moradores de Ramos pleiteiam junto a Prefeitura do Rio de Janeiro, no que tange as áreas remanescentes da obra da Transcarioca no bairro, abaixo enumeradas e georreferenciadas.

Este abaixo assinado vem a ser mais um mecanismo de cobrança a Prefeitura do Rio de Janeiro para que dê tratamento isonômico aos bairros da cidade, pois a implantação da Transcarioca em Ramos não trouxe nenhum legado para os moradores nos mesmo moldes de outros bairros.

As declarações feitas pelo Prefeito Eduardo Paes parecem desconhecer de como Ramos ficou depois das obras deste corredor viário:

Declarações do Eduardo Paes na mídia:

" Posso dizer que esta obra é uma espécie de declaração de amor ao Rio de Janeiro. Seu subúrbio viveu mais de 49 anos de um abandono em alto grau. Quando entregamos a Transcarioca, não falamos apenas de mobilidade, mas da recuperação dos bairros do subúrbio carioca, que é a alma dessa cidade. O BRT vai permitir que o Rio de Janeiro se encontre e redescubra sua verdadeira identidade."
Fonte: http://www.rio.rj.gov.br/web/guest/exibeconteudo?id=4756186

"Paes reforçou que a implantação será gradual e levará benefícios à população local. "Uma área inacessível, detonada, degradada da cidade foi transformado em um lugar onde a mobilidade está totalmente facilitada. Não se faz só a implantação das estações do BRT, faz drenagem, qualifica, faz calçadas, implanta praças, área de lazer", disse."
Fonte:http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/noticia/2014/05/paes-testa-brt-transcarioca-dois-dias-antes-de-inauguracao-com-dilma.html

Declarações da Secretaria Municipal de Obras:

" Em nota, a Secretaria municipal de Obras informou que a implantação do Parque Madureira reduziu em três graus a temperatura da região. De acordo com o órgão, a prefeitura realiza “ações a fim de reduzir a sensação térmica na cidade” e que a implementação dos BRTs é acompanhada pela reurbanização das regiões em torno e do plantio de árvores."
Secretaria Municipal de Obras
Fonte: http://extra.globo.com/noticias/rio/verao/obras-no-rio-elevam-temperatura-do-solo-em-vinte-graus-15065781.html

O que queremos nas áreas não urbanizadas da Transcarioca em Ramos:

1. Estação BRT Vassalo Caruso:

Descrição:
Na descida do viaduto Renatinho Partideiro, no espaço da antiga praça com pista de skate e quadra poliesportiva na rua homônima

Localização:
https://www.google.com.br/maps/@-22.852614,-43.262314,3a,75y,2.7h,77.65t/data=!3m4!1e1!3m2!1sdHKsS66-_bX3kedb_qvMLg!2e0?hl=pt-BR

Justificativa:
A área ficou isolada pelas pistas do BRT, impossibilitando sua retomada como área de lazer. O espaço da praça caberia uma estaçao do mesmo porte da já construida em Olaria.
Cabe lembrar que a distância entre a estação Olaria / Cacique de Ramos e a estação Cardoso de Morais / Viuva Garcia é a maior de todo corredor entre estações (1,5km) e o centro comercial de Ramos, também área de maior ocupação residêncial, ficou exatamente no meio deste trajeto. Esta estação Vassalo Caruso permitiria maior uso do sistema pela população de Ramos, além de garantir o devido uso das áreas públicas de forma segura, jpá que hoje tornou-se moradia de sem tetos que perambulam pelas pistas do BRT.
Esta implantação seria acompanhada da reimplantação da passarela do viaduto São Cosme, desmontada durante a obra da Transcarioca no lado da Rua Vassalo Caruso, de forma a permitir que ambos os lados de Ramos beneficiem-se do BRT.

2. Praça Renatinho Partideiro

Descrição:
Sob o viaduto Renatinho Partideiro, em frente a estação de trens de Ramos na Rua Cardoso de Morais.

Localização:
https://www.google.com.br/maps/@-22.854675,-43.260113,3a,75y,168.74h,77.42t/data=!3m4!1e1!3m2!1stnwQyPB0_183O5NFIc1VEQ!2e0?hl=pt-BR

Justificativa:
O entorno é consideravelmente residencial, com grande fluxo de pessoas na estação de trens de Ramos e no ponto de ônibus. Considerando este ponto de convergência social natural e o desprovimento do bairro de áreas de lazer, o terreno hoje abandonado em chão de terra seria uma compensação social pelo grande viaduto que cortou o bairro e do trajeto da Transcarioca, que ocupou várias outras praças da região.

3. Unidade de Ordem Pública da Leopoldina:

Descrição:
No grande terreno entre o corredor Transcarioca e a Rua Cardoso de Morais, na altura do 509.

Localização:
https://www.google.com.br/maps/@-22.856242,-43.258578,3a,75y,200.11h,78.42t/data=!3m4!1e1!3m2!1s79Qctvs3RFdCcmY9RdKXcg!2e0?hl=pt-BR

Justificativa:
Respaldado pela própria visão do Subprefeito da Ilha do Governador e Leopoldina, publicado no Jornal de Bairros do O Globo de 20/02/2015, a zona da Leopoldina demanda uma UOP. Esta proposta conciliaria a visão de ordem Pública do Subprefeito e a necessidade de segurança para os bairros da região, principalmente para Ramos.
Como é uma área recuada e escondida atrás de prédios, a recomendação é que realmente seja implantado um serviço público que seja capaz de assegurar a própria segurança e que ao mesmo tempo impeça a ocupação irregular a área.




Qual a sua opinião?


Correção da Implantação da Transcarioca em Ramos, para Prefeitura do Rio de Janeiro foi criado por: Bairro de Ramos.
Esta petição foi criada em 28 abril 2015
O atual abaixo-assinado encontra-se alojado no site Petição Publica Brasil que disponibiliza um serviço público gratuito para todos os Brasileiros apoiarem as causas em que acreditam e criarem abaixos-assinados online. Caso tenha alguma questão ou sugestão para o autor do Abaixo-Assinado poderá fazê-lo através do seguinte link Contatar Autor
Já Assinaram
8 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine o Abaixo-Assinado.

Outros Abaixo-Assinados que podem interessar