Reconsiderem a obrigatoriedade das aulas presenciais no turno da noite

Para: Coordenação da Licenciatura em Física - Noturno e Chefia do Departamento de Física

Na condição de alunos dos cursos de Física da UFAM, principalmente da licenciatura do período da noite, encontramos diversos problemas relacionados às condições oferecidas pela UFAM para a volta às aulas presenciais, entre eles estão:

1. a incapacidade das salas do ICE de comportarem os alunos com o distanciamento de 1,5 m, recomendado pelo comitê de biossegurança;
2. a baixa disponibilidade de álcool nos totens espalhados pelo campus;
3. a má iluminação do campus;
4. a presença insuficiente de policiamento e/ou agentes de segurança no campus;
5. a baixa qualidade da internet disponível no campus;
6. a baixa frequência de circulação de ônibus no campus.

Os pontos 1 e 2 implicam na colocação da nossa saúde e da comunidade acadêmica em geral em risco, pois favorecem o contágio pela COVID.

Os pontos 3 e 4 implicam em um aumento da sensação de insegurança no campus, afetando a saúde mental dos alunos e, consequentemente, a qualidade do aprendizado.

O ponto 5 aponta para a impossibilidade dos alunos assistirem à aulas remotas quando na UFAM.

Por fim, o ponto 6 reflete os relatos de alunos que conseguiram pegar ônibus somente após as 22 horas, chegando em casa após as 23 horas que, em vista da criminalidade em Manaus, é inconcebível, devido ao risco de assaltos nos ônibus.

Em vista do exposto, pedimos à coordenação do curso de licenciatura em Física do período noturno e à chefia do Departamento de Física que reconsidere a exigência da componente presencial nas aulas que ocorrem no período da noite, em especial aquelas do horário entre as 20 e 22 horas.

Respeitosamente,
Os alunos dos cursos de Física.