Abaixo-assinado pela mudança das datas do PAS-UnB 2011 e da 2ª etapa do vestibular 2012-1 da UFG
Para: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos (CESPE), da Universidade de Brasília, e Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD), da Universidade Federal de Goiás
É de conhecimento geral o fato de que a região Centro-Oeste do Brasil conta com poucas universidades públicas. Enquanto instituições públicas de ensino superior são abundantes em estados como Minas Gerais (que possui cerca de 13 universidades públicas) e São Paulo (que possui 5 universidades públicas), a região Centro-Oeste inteira – que abrange três estados e o Distrito Federal – conta com apenas 8, sendo elas UFG, UnB, UFMT, UFMS, UFGD, UEG, UEMS e UNEMAT. É reconhecidamente a região geográfica brasileira com menor número de instituições públicas de ensino superior: o Norte conta com 10; o Sul, com 14; o Nordeste, com 23; e o Sudeste, com 25.
Em função desta deficiência de universidades públicas nos estados do Centro-Oeste, para aumentarem as chances de alcançar uma vaga no ensino superior público, é extremamente comum que os estudantes de Ensino Médio e cursos pré-vestibular realizem os processos seletivos nos estados mais próximos. Isto traz como consequência, por exemplo, a acentuada presença de estudantes goianos na Universidade de Brasília, assim como um grande número de estudantes brasilienses na Universidade Federal de Goiás.
Entretanto, revelando uma óbvia falta de diálogo entre as duas instituições e uma forte despreocupação com os candidatos às vagas de ensino que disponibilizarão, a Universidade Federal de Goiás estabeleceu como data para a segunda etapa do seu Processo Seletivo 2012-1 os dias 04 e 05 de dezembro de 2011, enquanto a Universidade de Brasília estabeleceu como data para o Programa de Avaliação Seriada (PAS) os mesmos dias (04 e 05 de dezembro de 2011). Assim sendo, o PAS/UnB 2011 e a segunda etapa do Processo Seletivo 2012-1 da UFG acontecerão nos mesmos dias, impossibilitando aos alunos que participem dos dois processos seletivos.
Esta medida se mostra extremamente prejudicial aos estudantes que participaram da primeira e da segunda etapas do Subprograma 2009-2011 e que também pretendem prestar o vestibular 2012-1 da UFG, que, garantimos, não são poucos. Haja vista a diminuta quantidade de universidades públicas na região Centro-Oeste, conforme já explanado, por que os órgãos responsáveis pelos processos seletivos de cada universidade não se reúnem e decidem, em conjunto, as datas, evitando prejudicar os estudantes e possibilitando, de fato, um maior acesso ao ensino superior público e de qualidade? Esta medida já é tomada pelas universidades de São Paulo (conforme pode-se constatar na notícia de link http://www1.folha.uol.com.br/saber/907379-universidades-de-sp-divulgam-calendario-dos-vestibulares.shtml). Por que não aplicá-la também aqui, no Centro-Oeste?
Assim sendo, postas as explicações acerca do atual panorama do ensino superior público no Centro-Oeste, bem como acerca das determinações pela UnB e pela UFG das datas de seus processos seletivos de forma displicente, sem levar em conta os interesses dos estudantes que se candidatarão às suas vagas como possíveis futuros discentes:
REIVINDICAMOS A MUDANÇA DAS DATAS DO PAS 2011 OU DA SEGUNDA ETAPA DO PROCESSO SELETIVO 2012-1 DA UFG, de forma que AS DATAS NÃO SE CHOQUEM e que seja possibilitado aos estudantes participarem de AMBOS os processos seletivos.
|
Já Assinaram
488
Pessoas
O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine o Abaixo-Assinado.
|