Petição Pública Brasil Logotipo
Ver Abaixo-Assinado Apoie este Abaixo-Assinado. Assine e divulgue. O seu apoio é muito importante.

Abaixo-assinado Pela instalação da Base Comunitária do Anchieta

Para: Comandante da Polícia Militar de Minas Gerais e Secretário de Estado de Defesa Social de Minas Gerais

Pela instalação da Base Comunitária do Anchieta

Ilmo. Sr. Comandante Geral da Polícia Militar de Minas Gerais
Cel. PM Márcio Martins Sant'ana.

Exmo. Sr. Secretário de Estado de Defesa Social de Minas Gerais
Dr. Rômulo Carvalho Ferraz

Exmo. Srs.,

Com grande respeito que nós, signatários desta petição, vimos solicitar de V.Exas. a implantação da Base Comunitária do Anchieta, no local onde hoje já se encontra instalado o Posto Policial da 127ª Cia., do 22º Batalhão, na 1ª Região de Polícia Militar, que funciona junto à Associação dos Moradores do Bairro Anchieta (Amoran), sito à Rua Itapema, 162, bairro Anchieta, em Belo Horizonte. Tal pedido segue com a convicção de que ele tem todo o mérito para ser acatado, tanto pelo comando da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), quanto pela Secretaria de Estado de Defesa Social de Minas Gerais (Seds), seja pela virtude do histórico da longa e profícua parceria existente entre a Amoran e a PMMG, seja pela excelente infraestrutura já existente, que é resultado desta mesma parceria e dos esforços da comunidade para mantê-la e é bastante suficiente para receber o tipo de unidade policial que constitui uma Base Comunitária.

Convém salientar que a relação Amoran/PMMG tem méritos reconhecidos pela própria corporação no que tange o policiamento comunitário e os resultados que por este podem ser obtidos. Tanto é assim que esta parceria tem servido como modelo e exemplo para o policiamento comunitário na capital, sendo frequentemente apresentado às turmas de policiais que se especializam nesta modalidade, quando estas visitam a Amoran e lá assistem a palestras sobre a temática. Existente há cerca de 20 anos, em duas ocasiões, esta parceria, bem como o ótimo nível de organização dos moradores da região, também serviram como exemplos de sucesso que foram apresentados pela própria PMMG, em agosto de 2011, às autoridades japonesas da Agência de Cooperação Internacional do Japão (Jica), Katsuhiko Haga e Yukari Hamada, e, em setembro de 2010, ao representante da Polícia Nacional do Japão, inspetor Masato Sono, quando estas autoridades estiveram em visita a Belo Horizonte difundindo o sistema Koban, de policiamento comunitário japonês.

Ainda, é oportuno afirmar que as instalações do atual Posto Policial, bem como os equipamentos lá existentes, são perfeitamente adequados ao pedido que ora encaminhamos, uma vez que foram projetados de acordo as especificações da própria PMMG. Mesmo assim, com a finalidade de melhorar ainda mais o atendimento à comunidade e o conforto do efetivo que atua no Posto, a Amoran está empreendendo reforma nas instalações, prevendo, inclusive, o atendimento de solicitações do efetivo que lá atua. Cabe também informar que a Amoran possui quatro bicicletas já identificadas de acordo com o padrão da PMMG, que foram adquiridas justamente para o policiamento comunitário, mas se encontram paradas por falta de policiais treinados para o uso. Por fim, também é oportuno informar que a Amoran mantém uma completa e eficiente estrutura de comunicação com a comunidade, bastante conveniente para a difusão dos valores do policiamento comunitário, que se constitui de um jornal comunitário que circula com 10 mil exemplares (Comunidade Ativa) e do Portal Amoran (www.amoran.org), que é integrado às redes sociais.

Portanto, diante do exposto, para que uma Base Comunitária funcione no local apontado acreditamos que seja suficiente guarnece-lo com efetivo treinado para tanto, de acordo com as instruções do Curso Nacional Gestor de Policiamento Comunitário-Sistema Koban (CNGPC-SK), promovido pela Seds.

Sendo assim, contando com vossa anuência para o nosso pedido, subscrevemo-nos

Respeitosamente




Qual a sua opinião?


Abaixo-assinado Pela instalação da Base Comunitária do Anchieta, para Comandante da Polícia Militar de Minas Gerais e Secretário de Estado de Defesa Social de Minas Gerais foi criado por: Associação dos Moradores do Bairro Anchieta (Amoran).
Esta petição foi criada em 27 abril 2012
O atual abaixo-assinado encontra-se alojado no site Petição Publica Brasil que disponibiliza um serviço público gratuito para todos os Brasileiros apoiarem as causas em que acreditam e criarem abaixos-assinados online. Caso tenha alguma questão ou sugestão para o autor do Abaixo-Assinado poderá fazê-lo através do seguinte link Contatar Autor
Já Assinaram
157 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine o Abaixo-Assinado.

Outros Abaixo-Assinados que podem interessar