Abaixo-assinado Reinvindicações dos Agentes de Organização Escolar
Para: Secretária da Educação do Estado de São Paulo
Esta petição foi criada pela falta de apoio e condições de trabalhos a nós AOE’S, queremos que nossas atribuições sejam respeitadas e o que fizermos de excedente a elas seja devidamente remunerado.
Muitas vezes nos confundem com super-heróis, querem que façamos de tudo.
Nós não temos treinamento de policiais, nem de algum funcionário de combate ao tráfico e ao uso de entorpecentes, pra termos que ficar cuidando de banheiros em ambientes escolares infestados de dependentes químicos, ou muros em volta de escola com traficantes. Não podemos revistar alunos para saber quem usa ou porta drogas, as vezes deixamos de fazer alguma função que deveríamos por nossas atribuições fazermos para virarmos investigadores de narcotraficantes.
Somos obrigados a ficarmos dentro de salas de aula, sem ganhar, nada por isso, por falta de professores, já que os mesmos também não tem apoio e nem salário digno a suas competências, mesmo não estando em nossas atribuições, que são claramente, apoio ao andamento escolar, tanto no ambiente da secretária ou em corredores e pátios.
As vezes precisamos ser pintores, agentes de limpeza pois as escolas não tem esse quadro de funcionários completos. E todas as escolas necessitam de uma contratação urgente de pessoas para esta função.
As escolas não tem segurança a sua volta, estamos a mercê de qualquer tipo de delinquente, deveríamos ter segurança nas escolas 24hs por dias, e mais ainda nos períodos em que há aula nas mesmas.
Não temos treinamento em portaria para ficarmos em portões controlando fluxo de entrada e saída de alunos, mesmo sabendo que todos fazemos isso com muito afinco e responsabilidade.
Toda escola deveria ter um grande apoio de órgãos responsáveis por menores, e palestras mensais sobre este assunto tão delicado.
Agora vamos aos salários e benefícios:
Nosso salário tem de ser compatível ao que um professor ganha tendo uma carga de aulas completa pois ficamos muito tempo em ambiente escolar sujeitos a muitos coisas insalubres, a seguir segue uma descrição:
1 (Limites de Tolerância para Ruído Contínuo ou Intermitente);
2 (Limites de Tolerância para Ruídos de Impacto);
3 (Limites de Tolerância para Exposição ao Calor);
4 (Trabalho sob Condições Hiperbáricas);
5 (Agentes Químicos);
6 (Agentes Biológicos).
Estamos sujeitos a barulhos, exposição a produtos químicos, barulho e doenças contagiosas virais e bacterias. Então deveríamos SIM receber insalubridade.
Nossos Vr’s não são aceitos muitas vezes em padarias e lugares para se alimentar na hora, e sim em supermercados e afins. Então porque recebemos por dia, e quando estamos em nosso horário de trabalho não podemos usa-lo para nos alimentarmos ( sem dizer que com por dia 8,00 não é fácil achar um lugar adequado para se alimentar corretamente).
Agora nossas reinvindicações:
Segurança policial 24hrs em todas as Unidades Escolares.
Treinamento com base na ECA.
Atribuições CLARAS E RESPEITADAS.
Hora extra em caso de necessidade da U.E.
Hora aula caso precisemos ficar em sala de aula.
Treinamentos em segurança, oratória e liderança.(Gratuitos a todos os AOE’s)
Remuneração base de RS2. 200,00.
Vale refeição (VR) E Vale alimentação (VA) separados com mínimo aceito de R$12,00 por dia. Independente de licença médica (pois todos precisaram de um mínimo de dignidade).
Insalubridade de 15% sobre o valor do salário.
Obrigado a todos que leram com atenção ao texto, e convido a todos os adeptos há uma greve a partir do primeiro dia letivo de 2014, caso nenhuma destas reinvindicações tenha sido posta em prática.