Abaixo-assinado ARENAS DA JUVENTUDE - Radicalizar na democracia, ouvir mais do que falar!

Para: Lideranças Petistas e dos Movimentos Sociais

Junho de 2013 já está marcado na História como o mês em que a juventude sacudiu o Brasil por mais transporte público, saúde, educação, contra a corrupção e por mudanças na política.

Foi um período de mobilização popular em que, pela primeira vez nos últimos 30 anos, o PT não estava diretamente liderando, pelo contrário, nosso partido (como todos os outros), foi pego de surpresa.

Essas mobilizações demonstraram o que nós do movimento Fora da Ordem* afirmamos desde 2008: “pra uma geração que só viu o PT no Governo Federal não basta a comparação com o período FHC, é preciso um programa de esquerda e uma nova organização política de massas pra dialogar e organizar a juventude brasileira”.

A ampla maioria da juventude brasileira que demonstra simpatia por um partido prefere o PT, mas temos que assumir que existe um desgaste nessa simpatia que não começou em junho de 2013.

Na campanha eleitoral de 2006 vimos uma parte importante dos setores médios da juventude se entusiasmar com a candidatura de Heloísa Helena. Esse movimento se repetiu e se expandiu na campanha de Marina Silva em 2010 e novamente nas eleições municipais, em candidaturas como a de Freixo no Rio de Janeiro.

Esse desgaste é provocado por três grandes motivos:

a) Os ataques diários da “grande mídia” levam a juventude a identificar o PT como um partido tradicional;
b) Algumas alianças do PT com figuras como Renan Calheiros, Sarney, Collor, Maluf e Barbalho reforçam essa imagem;
c) A ausência de uma organização juvenil de massas e a opção por “secretarias de juventude” giradas para dentro, que não dão conta de organizar o conjunto de jovens simpatizantes do PT.

Em uma entrevista no Programa “Roda Viva”, o presidente Rui Falcão convidou a juventude para conhecer o partido, mas onde? como? quando? Paulo Freire dizia que na política “forma é conteúdo”, a nossa forma de organizar o partido hoje tem poucos espaços para os militantes orgânicos, que dirá para simpatizantes que pretendem conhecer o PT.

Por essas razões e como parte da ofensiva do PT para radicalizar na democracia e aprofundar o diálogo com a juventude brasileira propomos as "ARENAS DA JUVENTUDE", um projeto para ser realizado no primeiro trimestre de 2014, com o objetivo de mobilizar 200 mil jovens, em 2000 mil atividades com Ministr@s, parlamentares, prefeit@s, secretári@s e dirigentes petistas.

A ideia é apresentar um formato diferente das reuniões tradicionais que estamos acostumad@s: as ARENAS devem ser feitas em praças e espaços abertos, onde já seriam locais de encontros de jovens e em formato de rodas.

As figuras públicas do PT que participarem das atividades devem falar poucos minutos, o objetivo é ouvir desde o problema do "buraco da rua" até "aquecimento global". O formato das falações podem seguir o estilo de “rodas de conversas”.

Propomos que as “ARENAS DA JUVENTUDE” sejam a atividade central do partido no primeiro trimestre, a tarefa mais importante das novas direções que assumem depois do PED, que todos os nossos recursos políticos, materiais e de comunicação (incluindo os programas de Rádio e TV) sejam utilizados para essa mobilização.

Como resultado das “ARENAS DA JUVENTUDE”, além de uma atualização do programa do PT para a juventude brasileira, podemos ter um novo impulso para vencer as eleições de 2014 em condições de fazer com que o quarto mandato presidencial do PT seja superior a todos os outros.

* Fora da Ordem é um movimento que começou em 2008 no 1° Congresso da Juventude do PT, que reúne militantes de diversas correntes do PT, militantes independentes e simpatizantes.