Abaixo-assinado contra a adesão do estado da Bahia ao horário de verão!

Para: Governador do Estado da Bahia, Sr. Jaques Wagner

Na manhã do dia 03 de Outubro de 2011, o governador da Bahia Jaques Wagner anuncia, em uma coletiva de imprensa, que a Bahia irá aderir ao Horário de Verão no ano de 2011. Este justificou a decisão baseando-se num estudo sobre a luminosidade do dia, onde mostrou que o sol "nasce em média 25 minutos mais cedo no período do horário de verão". Este disse ainda que “A decisão é muito mais de ficar alinhado ao horário de Brasília do que de economia de energia”. (segundo reportagem em http://bit.ly/pf6O0p)

Contudo, na mesma reportagem, o governador é questionado sobre a segurança nas ruas durante o horário, e responde que a criminalidade nas primeiras horas da manhã é mínima.

Os cidadãos baianos sabem que isso não é verdade. Principalmente em Salvador, a criminalidade no fim da noite (ou início da manhã durante a vigência do horário de verão) possui ainda um índice considerável de criminalidade, e esta afirmação foi dada sem nenhuma base sólida. Além disso, alguns baianos, mesmo nos períodos de horário normal, precisam acordar 2 a 3 horas antes para chegar ao trabalho às 7 da manhã, o que dificultará ainda mais a vida destas pessoas.

A única explicação para esta súbita mudança é a pressão de empresários que não conseguem ajustar suas empresas de forma independente, estando à mercê dos horários praticados pela região sudeste, e sem medir esforços para "adequar" as suas empresas, em detrimento da qualidade de vida do povo baiano.

Dessa forma, nós, abaixo-assinados, pedimos a total abolição do horário de verão no estado da Bahia.