BICICLETAS COMPARTILHADAS E MELHORES CICLOVIAS EM PINHAIS
Para: Prefeita Rosa Maria De Jesus Colombo; Secretário Mário Luiz Stier Segundo
Nós, Associação de Ciclistas do Alto Iguaçu, Pedala Pinhais, cidadãs e cidadãos, nos dirigimos à Prefeitura de Pinhais por meio deste abaixo assinado, em apoio à disponibilização de um sistema de bicicletas compartilhadas para a cidade de Pinhais junto aos terminais de transporte, equipamentos públicos nos bairros, parques e polos geradores de tráfego, e também à requalificação das infraestruturas cicloviárias da cidade.
A bicicleta, além de proporcionar a atividade corporal para quem pedala, aumentando a saúde e o bem estar aos indivíduos, é hoje considerada o meio mais eficiente e o mais sustentável para o transporte urbano: um veículo amplamente utilizado para atividades logísticas, para viagens de ‘última milha’ – complementares a outros meios de transporte – para viagens mais curtas – ‘micro mobilidade’ – ou mesmo como alternativa a outros meios.
A bicicleta, ainda, promove a saúde e o bem estar até mesmo para as pessoas que não podem pedalar, por se tratar de um veículo limpo, zero emissões, produção insignificante de ruído, ocupa menos espaço e tem maior fluidez, até mesmo aliviando o congestionamento e beneficiando em diversos níveis quem não tem como deixar o carro em casa.
São notáveis os esforços para a construção de infraestrutura cicloviária na cidade de Pinhais nos últimos anos, porém, muitos projetos precisam de readequações, pois nem sempre possuem rampas ou estas nem mesmo são acessíveis e nem sempre há travessias seguras. Carros estacionam sobre o passeio e sobre a ciclovia. A infraestrutura cicloviária da Rod. Dep. João Leopoldo Jacomel, por exemplo, possui muitos problemas: não existe travessia segura para pedestres e ciclistas em frente ao Parque das Águas e em diversos outros locais. Ao longo do percurso, há muitos postes no caminho e estes postes, bem como o traçado da ciclovia, são rentes à pista motorizada – ou seja, são desrespeitadas importantes normas técnicas de segurança, referentes à zona livre de obstáculos para os limites de velocidades regulamentados – a via é perigosa para motoristas, portando, ainda mais para ciclistas e também pedestres.
Sugerimos a requalificação imediata das infraestruturas cicláveis, dada a urgência da redução dos riscos aqui apontados, e reiteramos o nosso apoio à disponibilização de um sistema de bicicletas compartilhadas, a fim de promover o uso deste meio essencial à cidade inteligente contemporânea.