Ensino bilíngue até o segundo ano na Escola Adventista de Canoas
Para: Sr. Diretor da Escola Adventista de Canoas
Pais que terão filhos estudando no EACAN, nos 1º e 2º anos do ensino fundamental em 2023:
Estamos juntos, pais e escola, nessa difícil caminhada, a nobre e importante missão, que nos foi confiada por Deus, de educar e preparar as próximas gerações de cidadãos que nasceram sob nossos cuidados.
Muitos pais, ainda antes de conclusão das obras da escola, já a haviam escolhido como local de estudo e crescimento de seus tesouros. Na época da divulgação, a escola informou aos pais que estavam iniciando junto com a primeira turma da escola, que esta adotaria o sistema de ensino bilíngue, já consolidado na rede Adventista de ensino, do qual muitos pais tem conhecimento e desejam para seus filhos. Existem inclusive pais que já tiveram seus filhos estudando nesse sistema em outras unidades, atestando a forma incrível e natural com que o idioma é absorvido pelas crianças.
Os planos foram atrasados devido à disseminação da Covid19, que afetou a tudo e a todos. Isso levou à adoção de medidas de proteção extremas, com o ambiente escolar sendo transferido para o lar das famílias, de forma online, para manter os estudos em andamento e com o menor impacto que fosse possível. A escola, inclusive merece todo mérito pela agilidade e maestria com que conseguiu se adaptar, tanto tecnologicamente quanto na adaptação do método de ensino para que funcionasse nessa nova realidade imposta.
Agora a escola irá retomar a implantação do sistema bilíngue, porém MANTENDO a implantação restrita às turmas de pré escola, o que deixaria de fora do sistema os alunos que, se não houvesse Covid19, estariam já estudando dessa forma hoje.
Alguns pais já fizeram contato com a escola, questionando sobre a possibilidade de estender a implantação do sistema bilíngue aos alunos que já deveriam estar nele, obtendo somente negativas sem uma justificativa concreta.
A proposta deste abaixo-assinado, então, é de reunir o máximo possível de evidências de que existe um contingente considerável de famílias interessadas em obter mais esse benefício para seus filhos junto à escola, de forma a termos mais força ao reivindicar, mostrando que não somos poucos.
Em discussão com os participantes do grupos de pais surgiu a idéia de formar uma comissão que fale em nome de todos, facilitando o processo de discussão com a diretoria e este instrumento será a base para comprovarmos o tamanho do interesse no sistema bilíngue.