Abaixo-assinado pelo aumento de contingente do Ronda do Quarteirão em Maranguape e por uma Polícia Civil mais efetiva
Para: Governo do Estado do Ceará
Abaixo-assinado pelo aumento de contingente do Ronda do Quarteirão em Maranguape e por uma Polícia Civil mais efetiva
Para: Governo do Estado do Ceará, Polícia Militar do Estado do Ceará e Polícia Civil do Estado do Ceará
Nós, moradores de Maranguape, cidade pertencente à Região Metropolitana de Fortaleza, distante cerca de 30km da capital, estamos assustados com os casos de assaltos à mão armada, nas ruas e em transportes coletivos, além de furtos a casas e a pontos comerciais, bastante frequentes nos últimos meses.
Historicamente, nosso Maranguape sempre foi reconhecido por sua tranquilidade, por ser um município familiar, com características interioranas, em que todos se conhecem e convivem em paz. Que defesas temos, pois, contra esses criminosos?
Já estamos cientes de que parte do pouco contingente do Ronda do Quarteirão de Maranguape vem sendo enviado para ações em Fortaleza, principalmente em dias de jogos de futebol. E se nós, cidadãos, temos percebido a fragilidade da cidade com a falta de policiamento comunitário, os criminosos também.
Além disso, a Polícia Civil do Município não tem cumprido com seu papel investigativo. Um exemplo foram os diversos furtos realizados pelo mesmo sujeito, entre os meses de maio e junho, que só foram (temporariamente) solucionados quando, em flagrante, o Ronda do Quarteirão, acionado pela população, prendeu o responsável.
Por isto, tomamos a liberdade de levar ao conhecimento das autoridades estes fatos, através desta Petição Pública, para solicitar o reforço do contingente do Ronda do Quarteirão, a fim de que possa atender efetivamente à sede e aos outros 15 distritos.
E, pelo mesmo motivo, pedimos providências quanto à atuação da Polícia Civil em nosso município. Uma única delegacia é responsável por um perímetro de 591 km² e ainda trabalha em regime não-plantonista. Por isso, solicitamos, além do plantão na delegacia da sede, a criação de uma nova, em outro dos distritos.