Petição Pública Brasil Logotipo
Ver Abaixo-Assinado Apoie este Abaixo-Assinado. Assine e divulgue. O seu apoio é muito importante.

Recall Câmbio AL4

Para: Procon, Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor do Ministério da Justiça, Ministério Público, Peugeot do Brasil, Grupo PSA

O que relato abaixo acredito ser de interesse público e principalmente da grande maioria dos donos de carros em que o câmbio "AL4" do grupo PSA equipa seu carro, que no meu carro se encontra no PEUGEOT 307 2.0 FELINE AT 2008/2009. Acredito que todos se sentem lesados já que a grande maioria desses câmbios apresentam o mesmo ou semelhante defeito! Ainda por cima o concerto varia de 3 a 6 mil reais! Um absurdo! Um câmbio construido para rodar 200 km, na média de 40 mil, apresentar um defeito desses. Segue abaixo o meu relato particular, e se você também se sente lesado, faça parte!

Adquiri um Peugeot 307 Feline 2.0 AT (considerado top de linha do modelo). Muito feliz com o carro, muito confortável, uma presença e tanto, todos elogiavam o modelo por ser muito bonito e robusto, com um belo motor 2.0 de 153cv. Porém um belo dia, uma mensagem apareceu no computador de bordo com a seguinte escrita: "Defeito no Câmbio Automático", ou algo nesse sentido. Após alguns minutos de pesquisa percebi que este É um defeito CRÔNICO não só no peugeot 307, mas em todos os carros do grupo PSA que tem como câmbio automático o serie de câmbios "AL4". Quando fui orçar o conserto do mesmo, me disseram que ficaria entre 4 mil a 6 mil, (isso para um carro que tem o valor de mercado de aproximadamente 27 mil, está de brincadeira?). Assustado com o preço pesquisei um pouco mais e como Policial e entendedor básico de direito fiz uma breve consulta ao Código de Defesa do Consumidor que explica em seus artigos 10, 12, 13, 18, 19 e 26 a respeito de produto tido como "viciado" e as obrigações de seu fabricante, produtor, construtor, nacional ou estrangeiro, e o importador de realizarem o reparo, e ainda diz que caso não sendo o vício sanado no prazo máximo de trinta dias, pode o consumidor exigir a substituição do produto por outro da mesma espécie, em perfeitas condições de uso, a restituição imediata da quantia paga, monetariamente atualizada, sem prejuízo de eventuais perdas e danos ou o abatimento proporcional do preço, lembrando que esses prazos se estendem para produtos "DURÁVEIS". Caso alguém tenha dúvida no artigo 26 em seu parágrafo 3º é dito que caso o vício for um vício oculto, o prazo decadencial inicia-se no momento em que ficar evidenciado o defeito. De acordo com o site do Ministério da Justiça e do PROCON, isso seria um motivo para recall já que a grande maioria dos câmbios AL4 do grupo PSA apresentam esse defeito. Fiz contato com a Peugeot do Brasil através do site "Reclame Aqui", e dentro de alguns dias eles me ligaram pedindo para levar o carro a uma concessionária. Por coincidência o veiculo já se encontrava na concessionária "Gordeaux" de Belo Horizonte onde resido. Disseram que retornariam o contato no prazo máximo de 48 horas. Nada foi resolvido, tive que remover o carro na loja e nada acordado.




Qual a sua opinião?

Recall Câmbio AL4, para Procon, Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor do Ministério da Justiça, Ministério Público, Peugeot do Brasil, Grupo PSA foi criado por: Peugeot 307 Brasil (Facebook).
O atual abaixo-assinado encontra-se alojado no site Petição Publica Brasil que disponibiliza um serviço público gratuito para todos os Brasileiros apoiarem as causas em que acreditam e criarem abaixos-assinados online. Caso tenha alguma questão ou sugestão para o autor do Abaixo-Assinado poderá fazê-lo através do seguinte link Contatar Autor
Já Assinaram
1.397 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine o Abaixo-Assinado.

Outros Abaixo-Assinados que podem interessar