Carta aberta da comunidade do bairro Garibaldi ao prefeito e aos munícipes de Igrejinha sobre a construção de um novo campo comunitário para o bairro.
Para: Vossa Excelência Prefeito de Igrejinha Joel Wilhelm e câmara de vereadores do município de Igrejinha.
Nós, moradores do bairro Garibaldi, viemos através desta carta aberta comunicar à Vossa Excelência sobre a situação que o bairro Garibaldi vem enfrentando, e pedir também um novo campo de futebol comunitário para o bairro.
Desde a construção de uma nova escola, somos o único bairro na cidade de Igrejinha que não tem um campo de futebol, podemos usar como exemplo o bairro Figueiras, pois há vários campos neste bairro.
Alguns meses atrás, aqui no bairro Garibaldi, havia um campo comunitário de areia, em frente a escola Anita Garibaldi, onde jovens e adultos se divertiam: eram promovidos torneios, que integravam a comunidade. Os pais não se preocupavam tanto com seus filhos, pois sabiam que eles estariam na praça do bairro ou no campo de futebol, se divertindo.
Mas, como o Governo havia prometido, foi construída uma nova escola para a comunidade - que aliás foi um ótimo projeto, muito bem elaborado e com a melhor intenção, com toda certeza. Tanto que os moradores mal conseguiam ver a hora da instituição de ensino fundamental ficar pronta.
Só não sabiam que, para isso acontecer, o campo haveria de ser abatido - ganhamos um benefício importante, mas também perdemos outro.
Assim, o bairro ficou sem lazer, e quem saiu perdendo nessa história foi a comunidade. Isso não está certo, não é mesmo?
Apesar da nossa pouca idade e os poucos anos que temos de experiência no mundo, percebemos que nem todos têm o que merecem. Mas percebemos também que poucos são os que fazem algo para que o mundo e nosso bairro seja menos desigual. Pensando nisso, estamos aqui escrevendo esta carta aberta, mostrando que é possível pequenos escritores realizarem grandes atos.
As crianças e adultos da comunidade agora passam grande parte do seu tempo assistindo televisão ou em suas casas sem ter para onde ir ou o que fazer. Com o campo, o exercício físico faria muito bem no combate a várias doenças como: diabetes, doenças cardíacas, obesidade, entre outras.
Um campo público também pode trazer benefícios como: auxiliar no aumento da massa muscular e da força corporal; melhorar a resistência cardiovascular; estimular a circulação sanguínea; aumentar a socialização; favorecer o trabalho de estresse e a ansiedade, conforme Lina Menezes, do site Saúde Brasil.
Para a saúde, o esporte pode ser fundamental para todas as pessoas, pois podemos prevenir muitas doenças com atividades físicas. O psiquiatra Maurício Lima, no site minhavida.com, diz que: "Praticar exercícios, por si só, é excelente para a saúde do organismo, mas os ganhos de quem deixa o sedentarismo são maiores ainda e geram impactos não só na estética e no bem-estar físico. O sistema nervoso também lucra". Segundo o especialista "Recuperar a auto estima fica mais fácil. O indivíduo pode extrair uma série de ganhos pessoais e aumentar a qualidade de vida".
Outro papel extremamente importante no bem estar da comunidade é a integração: temos que nos integrar para sermos mais sociáveis, sendo que o campo é uma boa forma de união para todos. As pessoas se reúnem para jogar futebol, se exercitar… Assim se divertem e têm um ótimo e saudável momento de lazer. Sem um campo de futebol, as crianças e jovens podem não ter escolha a não ser o mundo da perdição, fazendo com que mais crimes aconteçam.
Precisamos de lazer, diversão, segurança, saúde, integração: precisamos de um campo esportivo! Por isso, pedimos ao Ex.mo. Senhor Prefeito Joel L. Wilhelm de Igrejinha, tal bem vinda construção de um campo de futebol público para o Bairro Garibaldi! Para isso precisamos do apoio e da assinatura do povo de Igrejinha para realizar essa petição.
Para o projeto ser ao menos lido por vereadores e pelo prefeito, conforme a Constituição Federal, teríamos que conseguir, pelo menos, 1% do apoio da população de Igrejinha que, conforme a Wikipédia, possui 33,711 habitantes.
Precisamos, então, de pelo menos 400 assinaturas. A bem da verdade, 399, porque já estamos contando com a sua!
“O futuro dependerá daquilo que fazemos no presente.”
Mahatma Gandhi