Abaixo-assinado Pela manutenção da Casinha para os estudantes da FAMERP!
Para: Diretoria da FAMERP
Ano após ano, os estudantes de medicina da FAMERP – Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto – perderam seus espaços para a faculdade, de forma a restar apenas a Casinha. Assim, desde a década de 70, aquela se tornou referência para alunos e ex-alunos como ponto de encontro, área de descanso e lazer entre suas atividades diárias, ambiente de discussão política, além de sediar as reuniões do Centro Acadêmico Euryclides Zerbini. Trata-se, portanto, de um lugar espacial e funcionalmente estratégico tanto para a ação do movimento estudantil quanto para a interação entre todas as turmas de Medicina.
Com o objetivo de ampliar os prédios administrativos, a diretoria da Famerp vem demonstrando a intenção de realocar o espaço de convivência dos alunos, indo contra a opinião dos mesmos e demonstrando-se inflexível a discussões. Retirá-los da Casinha, contudo, é equivalente a deslocar um patrimônio de 45 turmas da instituição, ignorando seu histórico político e afetivo além de desconsiderar a opinião dos acadêmicos, de forma a apagar sua essência, sua identidade.
Tal atitude também vem de acordo com a tentativa de desmobilizar a atuação estudantil dentro da instituição, o que pode ser visto não somente na FAMERP, mas também em outras faculdades e universidades, legitimando o descaso para com os estudantes e sua importância dentro da história das instituições.
Pelo exposto acima, reafirmamos nosso total apoio aos estudantes da FAMERP em sua luta contra a intransigência da diretoria e a perda do espaço dos alunos e atual sede do CAEZ, e apoiamos seu movimento assinando essa petição.