Por uma Sala de Cinema de Arte em Manaus

Para: Secretaria de Estado de Cultura do Amazonas, Fundação Municipal de Cultura e Artes - ManausCult, Iniciativa Privada

Objetivo deste abaixo-assinado é conseguir sensibilizar a iniciativa privada, órgãos públicos estaduais e municipais para a necessidade de criação de um cinema voltado para a exibição de filmes do circuito alternativo e de arte em Manaus. Um local com conforto e equipamentos de primeira geração semelhantes a espaços como o Cinema da Fundação (em Recife) e Dragão do Mar (em Fortaleza).

Com mais de dois milhões de habitantes e dona do sexto maior PIB do Brasil, Manaus ainda se vê fora do circuito de lançamentos de filmes fora do circuito comercial. Apesar da cidade contar com 46 salas de exibição, somente os blockbusters de Hollywood ou as comédias populares do cinema nacional conseguem entrar em cartaz.

O apoio nas redes sociais através das campanhas "Por uma Sala de CInema de Arte em Manaus" e "Campanha por Filmes Alternativos em Manaus" mostra que o interesse do público por esse tipo de filme.

Uma sala de cinema de arte pode contribuir para a chegada de filmes de diversos países ao redor do mundo, o que aumenta o nível das atrações culturais da cidade e permite maior debate sobre a sétima arte. Além disso, o espaço também pode servir para a realização de mostras específicas e exibição das produções locais em programações especiais. Isso ajudaria a divulgar o trabalho dos diretores de curtas, médias e longas-metragens no Amazonas.

Espaços para serem recuperados em Manaus não faltam para abrigar a nossa sala de cinema de arte: CIne Éden, Cine Ypiranga, Cine Guarany e Cine Avenida, por exemplo. A revitalização de, pelo menos, um desses locais poderia também ser uma forma da cidade se reconciliar com seu passado e dar nova vida a essas áreas.

Pedimos a adesão do maior número de pessoas para esse abaixo-assinado conseguir sucesso. Nossa intenção é conseguir chamar a atenção seja da Secretaria de Estado de Cultura do Amazonas, a Fundação Municipal de Cultura e Artes - ManausCult ou da iniciativa privada (quem sabe o Itaú Cultural?) para apoiar este projeto e tirar dos sonhos o cinema de arte de Manaus.