Para: Presidente da CAPES, Presidente do CNPq, Ministro da Educação, Ministro da Ciência e Tecnologia, Presidente da República Federativa do Brasil

Nós, docentes da Unicamp abaixo-assinados, vimos manifestar nosso apoio ao reajuste dos valores das bolsas de mestrado e doutorado. Os valores atuais encontram-se desatualizados, sendo incompatíveis com a qualificação que se almeja de um aluno de pós-graduação, conforme bem apontou o Plano Nacional de Pós-Graduação 2005/2010, que previa aumento de 50% no valor real das bolsas no período. Como é sabido, tal meta não foi atingida tendo, pelo contrário, sido observada uma perda de cerca de 5% no poder de compra das bolsas desde então. Ao contrário do esperado, tais valores baixos de subvenção sequer geram maior eficiência nos investimentos em ciência, tecnologia e inovação, uma vez que se esse apoio fosse maior seria possível atrair estudantes mais motivados a contribuir para o desenvolvimento nacional.

O crescimento econômico continuado que o país está vivendo tem aumentado a atratividade do mercado de trabalho por profissionais recém-graduados, o que torna bastante defasado o valor das bolsas, minando a competitividade de mestrados e doutorados como alternativas viáveis àqueles que apresentam um perfil adequado para ingressar numa pós-graduação. Tal situação tem repercutido na pesquisa acadêmica nacional e na formação de novos docentes, dado que a cada dia menos alunos se candidatam a vagas em programas de pós-graduação. Para agravar este cenário, o mesmo crescimento econômico cria uma demanda consolidada por mão-de-obra altamente especializada, sem a qual este processo de crescimento não poderá se sustentar a médio e longo prazos. Deste modo, urge a ampliação do investimento em bolsas de pós-graduação, item este que não pode deixar de constar de qualquer política estratégica para a educação no Brasil.

Pelo exposto os signatários manifestam seu apoio à demanda da Associação Nacional de Pós-Graduação, ANPG, pelo reajuste imediato dos valores das bolsas de pós-graduação.

Abaixo-assinado Docentes da Unicamp pelo reajuste das bolsas de mestrado e doutorado, para Presidente da CAPES, Presidente do CNPq, Ministro da Educação, Ministro da Ciência e Tecnologia, Presidente da República Federativa do Brasil foi criado por: Pró-Pós - Movimento de Pós-Graduandos da Unicamp.