Abaixo-assinado Contra Via Expressa Transolimpica nos Limítrofes do Parque Estadual da Pedra Branca (Colônia Juliano Moreira)
Para: Ministério Público
Os abaixo-assinados frequentadores, amigos e Moradores do entorno do Parque Estadual da Pedra Branca (Colônia Juliano Moreira),
Considerando que:
- O maciço da Pedra Branca abriga importantes remanescentes da Mata Atlântica (encravado na zona oeste do município do Rio de Janeiro), por este motivo possui uma unidade de conservação de uso integral – um parque estadual – de mesmo nome, criado a partir da Lei Nº. 2377 de 28/06/74..
- O Parque Estadual da Pedra Branca tem uma característica singular, que o difere de todos os outros parques da capital, que é justamente a paisagem, mata/floresta urbana, meio fazenda, com frondosas árvores que se desenvolveram naturalmente e espécimes da fauna Brasileira como: Tucanos, Gaviões, Sabiás, Bicho Preguiça, Sagüis, Esquilos e Borboletas convivendo livremente com seus freqüentadores e moradores do entorno.
- No Parque existem nascentes de grande importância ecológica que correm o risco de desaparecerem devido às condições do entorno.
- Sob a preocupação da população do entorno do Parque (Zonas de Amortecimento) em função de uma Via Expressa (Transolimpica) a ser realizada pela Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro que impactarão no equilíbrio ecológico e o descaracterizarão.
- As alterações certamente vão influenciar o equilíbrio do ecossistema do Parque, com graves consequências para a fauna e flora.
Exigem:
- Suspensão imediata das ações interventoras, até que seja devidamente publicada a comprovação, por meio de laudos técnicos, de que não haverá impactos ambientais e descaracterização do Parque, sob pena de serem irreversíveis e sem possibilidades de soluções futuras.
- Que seja sempre garantida a integridade dos animais que vivem no Parque.
- Que os amigos, frequentadores e moradores do entorno do Parque participem efetivamente das decisões que o afetem, e possam colaborar com propostas e ações para a manutenção e conservação, necessárias e desejadas por todos.