Abaixo-assinado Por uma correção melhor - ENEM
Para: Ministério da Educação e Cultura | Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado | (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira
Venho, em nome dos muitos estudantes que sofreram as injustiças do ENEM 2012 e outras edições, requerer por meio deste que haja a REDUÇÃO DA QUANTIDADE DE REDAÇÕES CORRIGIDAS POR CORRETOR DIARIAMENTE.
O sistema atual de correção de redações do ENEM é falho. Professores de língua portuguesa, já sobrecarregados pela carga horária de trabalho, têm ainda de corrigir muitas redações para obter um bom valor da remuneração por redação corrigida (R$ 1,60 edição 2012). Acontecem falhas e a banca corretora ainda aconselha aos professores avaliarem as redações “por cima”.
Questionado sobre “o que difere da correção da redação do Enem de outros vestibulares” certo corretor respondeu:
“O nível de exigência é menor do que se cobra normalmente nos colégios dos grandes centros urbanos. Fomos instruídos pelo Cespe a dar notas 900 ou 1.000 em redações que valiam 600.”
Fonte:
http://oglobo.globo.com/vestibular/corretor-do-enem-desabafa-vejo-meu-trabalho-ir-por-agua-abaixo-3640827#ixzz2O3VoeLqQ
Porém, há casos extremos: redações com palavras ortograficamente erradas (trousse, razoável, enxergar) receberam nota 1000 (máxima); redações com trechos de um hino de clube de futebol e receita culinária, receberam nota 500 e 560, respectivamente; redações de nível consideravelmente bom, receberam notas 540 ou menores. Isso é culpa de um sistema de avaliação falho e superficial.
Vote a favor pela REDUÇÃO DA QUANTIDADE DE REDAÇÕES CORRIGIDAS POR CORRETOR DIARIAMENTE, esperamos que a quantidade de 50 redações seja suficiente para uma melhor acurácia nos resultados e na classificação de candidatos realmente hábeis ao ingresso na universidade.