PROBLEMA COM A DISCIPLINA TCC I - FAT 2020?.?1
Para: Cordenador Geral da instituição FAT - Faculdade Anísio Teixeira; Cordenadora do curso de Direito da instituição FAT - Faculdade Anísio Teixeira; e Diretor da instituição FAT - Faculdade Anísio Teixeira.
Nós, abaixo-assinados, alunos do Curso de Graduação em Direito, 9º semestre, vimos requerer de V. Sª que faça URGENTE INTERVENÇÃO NA METODOLOGIA aplicada na Disciplina Trabalho de Conclusão de Curso I, ministrada pela Prof.ª Rita de Cássia de Farias, pelos seguintes motivos:
1- A Professora não está seguindo as regras da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), tampouco o Manuel de Elaboração dos Trabalhos Escritos para Conclusão do Curso de Direito, e o acesso ao Manual utilizado pela mesma, não é de acesso livre, e só foi possível consegui-lo por muita insistência;
2- As atividades solicitadas não condizem com a prática de elaboração de um Projeto deste segmento, além de serem exigências absurdas, já que OBRIGATORIAMENTE tem que ser entregues;
3- A Professora exigiu o uso de Referências Teóricos do ano de 2015 até os dias atuais, mas como ficam as pesquisas que precisam usar referências históricas? O discente não tem autonomia para escolher o seu objeto de pesquisa? Está proibido fazer pesquisa bibliográfica? Também não é permitido escolher o tipo de procedimento da pesquisa?
4- A Professora determina como deve ser o início e o fim de alguns dos textos, das pesquisas, ou seja, pesquisas engessadas. Quando solicitada para revisar o que se produz, responde que só o fará depois da entrega do material; E quando solicitada para tirar duvidas, a mesma não consegue de uma forma eficaz, pois a cada momento utiliza uma explicação diferente, resultando em diversos entendimentos; Para solucionar esse contratempo, solicitamos por diversas vezes que a mesma respondesse perguntas para o geral, através de uma unica mensagem, e a mesma diz que cada um pode individualmente procura-la para tirar suas duvidas... Seguindo, desta forma, as divergências de entendimentos.
5- A necessidade e a autonomia facultativa dos alunos na busca de Co-Orientador, visto que, algumas pesquisas têm temas novos e específicos, e temos um Corpo Docente competente para nos auxiliar. Nessa esteira, os novos temas suscitados serão melhores escolhidos e trabalhados, pois os pesquisadores pretendem, na maioria, continuar os estudos no Mestrado e Doutorado.
6-Portanto, não aceitamos pesquisar somente o que a Professora quer, ou melhor, está determinando. Temos discentes que estão fazendo TCC pela primeira vez e está sendo uma experiência negativa, até frustrante, enquanto isso, temos outros que já fizeram e publicam artigos, todos em total desgaste.
7-O TCC é o momento do discente apresentar a sua produção, o seu conhecimento, reverberar as experiências e também se lançar efetivamente no mundo da pesquisa, mas isso não está sendo possível, não podemos sair prejudicados.
Em razão disso, solicitamos de V. Sª o máximo empenho para solucionar esta situação.