Fim IMEDIATO da dupla função do motorista-cobrador
Para: Diretor-Geral do Departamento de Estradas de Rodagem do Estado de Minas Gerais, Sr. Célio Dantas de Brito e Prefeita Municipal, Sra. Daniela Corrêa
Nós, moradores do município de Ribeirão das Neves / MG e operadores do sistema de transporte coletivo vimos perante ao Diretor-Geral do Departamento de Estradas de Rodagem do Estado de Minas Gerais, Sr. Célio Dantas de Brito, da Prefeita Municipal, Sra. Daniela Corrêa, por meio deste abaixo assinado, declarar que somos contrários a imposição da dupla função (dirigir e cobrar concomitantemente) aos motoristas de ônibus e às consequentes demissões dos cobradores por parte da empresa SARITUR que atende a região de Ribeirão das Neves.
Tal imposição irá intensificar o desgaste físico e mental do motorista, expondo o condutor e todos os passageiros ao perigo eminente. Também desrespeitará as relações trabalhistas, caracterizando exploração de mão de obra.
Tal situação está gerando a demissão de funcionários contratados para função de cobrador e isentando novas contratações, agravando o desemprego no município.
Sendo assim, pedimos ao DER-MG juntamente com a Prefeitura Municipal de Ribeirão das Neves que proíbam a implantação da dupla função nas empresas de transportes que atendem a região.