Requisição de abertura de turma de Física II (Noturno) em 2015.1
Para: Departamento de Física da UFRRJ
Os estudantes do curso de Química vêm, por meio deste, solicitar ao departamento de Física (DEFIS) da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro a abertura, excepcional, de uma turma da disciplina de Física II (IC107 T64) no período letivo 2015.1.
O motivo da solicitação se deve ao elevado índice de reprovação dos alunos desta disciplina no período 2014.2, a demanda de alunos interessados em cursá-la e também ao fato da disciplina ter elevado impacto no curso de graduação, bloqueando o cumprimento de outras disciplinas e sendo assim, alongando o tempo de formação dos profissionais do curso desta graduação.
É senso comum de todos que aqui assinam que a disciplina de Física II contém uma ementa extensa e com elevado grau de dificuldade, o que impacta diretamente no tempo hábil para a realização de exercícios e atividades complementares em sala de aula. É reconhecido ainda o esforço e capacidade da professora que lecionou a disciplina no período anterior, no qual foi cumprido a ementa, realizadas discussões com focos interdisciplinares e casos cotidianos, visando sempre o melhor entendimento por parte dos alunos. Apesar disto, os alunos apresentaram grandes dificuldades nas avaliações realizadas devido aos tópicos já citados acima.