Petição Pública Brasil Logotipo
Ver Abaixo-Assinado Apoie este Abaixo-Assinado. Assine e divulgue. O seu apoio é muito importante.

Petição contra o aumento das mensalidades na FSG (Caxias do Sul)

Para: Centro Universitário da Serra Gaúcha (FSG)

UNE e UEE decidem ingressar com processo contra o reajuste de 11,5% das mensalidades na FSG!

Desde março de 2020, o Centro Universitário da Serra Gaúcha (FSG) tem adotado o modelo de aulas à distância como alternativa para a continuidade do semestre durante o distanciamento social. A medida, que é positiva para conter o avanço da pandemia, acentuou também inúmeros prejuízos aos estudantes. Além dos recorrentes problemas de acesso à plataforma e os limites impostos pela metodologia de ensino, o preço cobrado na mensalidade é injusto.
Diferentes órgãos e entidades do país estão alertando para os preços abusivos das instituições de ensino. Em nota, a Defensoria Pública salienta que as medidas de quarentena impuseram limitações às instituições de ensino de cumprirem a prestação de serviços conforme contratado e que a inexistência de presença física de alunos e funcionários na escola reduz custos como de material, de limpeza, água, energia elétrica, entre outros. Portanto, a flexibilidade no valor das mensalidades tem previsão legal e o reajuste deve ser aplicado, adequando à situação vivida por todos.
Na contramão deste cenário e de outras instituições de ensino superior em Caxias do Sul que não aumentaram as mensalidades (a exemplo da UCS, Cetec, La Salle Carmo e Murialdo) e sem diálogo com a comunidade acadêmica, durante o período de matrícula para 2021, nos deparamos com um reajuste de 11,5%. A medida, além de absurda dado o contexto, poderá acarretar em grandes prejuízos, pois há inúmeros alunos em situação de desemprego, de redução de salários e já temos relatos de colegas que não poderão seguir com os estudos no próximo semestre.
Para garantir esse direito, a UNE e UEE ingressarão com processo judicial para defender um preço justo nos valores das mensalidades, contra o aumento proposto pela FSG.
Assim sendo, de acordo com as normas dispostas na Lei nº 8.078, de 1990, para a defesa dos direitos assegurados aos estudantes e seus representantes legais, com previsão legal encontrada na Lei nº 8.078, disponibilizamos petição online, para o ingresso de Ação Judicial buscando a revisão dos valores do reajuste das mensalidades. Necessitamos da autorização, através de assinatura, de percentual igual ou superior a 20% dos estudantes matriculados.
Se você é contra o reajuste das mensalidades e concorda com a necessidade de tal demanda ser levada ao Poder Judiciário, assine nossa petição! Sua assinatura irá garantir que a UNE e UEE possam representar os estudantes da Universidade.

Está garantido o sigilo de todos os dados fornecidos.




Qual a sua opinião?

Petição contra o aumento das mensalidades na FSG (Caxias do Sul), para Centro Universitário da Serra Gaúcha (FSG) foi criado por: União Nacional dos Estudantes (UNE).
O atual abaixo-assinado encontra-se alojado no site Petição Publica Brasil que disponibiliza um serviço público gratuito para todos os Brasileiros apoiarem as causas em que acreditam e criarem abaixos-assinados online. Caso tenha alguma questão ou sugestão para o autor do Abaixo-Assinado poderá fazê-lo através do seguinte link Contatar Autor
Já Assinaram
992 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine o Abaixo-Assinado.

Outros Abaixo-Assinados que podem interessar