Petição Pública Brasil Logotipo
Ver Abaixo-Assinado Apoie este Abaixo-Assinado. Assine e divulgue. O seu apoio é muito importante.

A população do DF exige a manutenção do isolamento social

Para: Exmo Sr. Ibaneis Rocha - Governador do Distrito Federal

Exmo Sr. Ibaneis Rocha - Governador do Distrito Federal

Nós, cidadãos brasilienses, nascidos e/ou residentes na capital do País, reivindicamos o nosso direito de continuar vivos! Portanto, pedimos que seja mantido o isolamento social no DF, considerando a gravidade e letalidade da COVID-19 e a insuficiente estrutura hospitalar que somente poderá enfrentar essa pandemia se for protegida de sobrecarga de demanda.

A iniciativa de isolamento social adotada precocemente no DF começa a render frutos, e o ritmo da epidemia até o momento tem permitido o atendimento médico hospitalar com racionalidade. Entretanto, temos observado o recuo do seu governo que, mesmo diante do recente aumento dos números da COVID-19 no mês de abril/20, não mais adotou nenhuma outra medida restritiva de circulação de pessoas visando à prevenção e contenção da doença. Ao contrário, editou sucessivas medidas de liberação das restrições anteriormente impostas.

Esta estratégia adotada pelo governo do DF não tem amparo na ciência e está na contramão das orientações da OMS e de todo o conhecimento científico produzido sobre a COVID-19 que converge consensualmente para a necessidade inquestionável do isolamento social como única estratégia para minimizar a velocidade da transmissão e reduzir a taxa de contaminação. O relaxamento do isolamento social poderá ter como resultado uma tragédia de mortos de proporções nunca vistas na história recente do Brasil. Atentemos sobre a experiência já vivenciada por nações que não adotaram o isolamento social em tempo hábil.

Considerando que não existe certificação por parte do Ministério da Saúde de que o DF está fora do pico epidêmico;

Considerando a crônica situação hospitalar do Distrito Federal e da insuficiência de leitos de UTI disponíveis no SUS do DF – Secretaria de Saúde do Distrito Federal Secretaria de Estado da Saúde para atender às necessidades demandadas por pacientes com COVID19;

Considerando que o impacto na saúde e segurança dos profissionais de saúde poderá piorar drasticamente, sendo esta mão de obra, além de extremamente essencial, não renovável e insubstituível no atual momento e em curto período de tempo;

Considerando que em nenhum país do mundo as escolas voltaram a funcionar presencialmente – esse deverá ser o último serviço a retornar às atividades normais, questionamos:

Por que afrouxar as medidas de isolamento, Senhor Governador?

No momento em que Brasília comemora 60 anos, o maior presente para a cidade será ver sua população protegida. Esse deve ser o principal compromisso de seu governo: incentivar e garantir que os cidadãos brasilenses permaneçam em casa. Assim, solicitamos que o Senhor Governador revogue as medidas de afrouxamento do isolamento social!

Com essa atitude, a HISTÓRIA poderá reservar ao Senhor Governador um papel nobre ao lado dos que zelam pela vida e pela saúde de seus cidadãos.

Brasília, 21 de abril de 2020.




Qual a sua opinião?

O atual abaixo-assinado encontra-se alojado no site Petição Publica Brasil que disponibiliza um serviço público gratuito para todos os Brasileiros apoiarem as causas em que acreditam e criarem abaixos-assinados online. Caso tenha alguma questão ou sugestão para o autor do Abaixo-Assinado poderá fazê-lo através do seguinte link Contatar Autor
Já Assinaram
7.442 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine o Abaixo-Assinado.

Outros Abaixo-Assinados que podem interessar