Petição Pública Brasil Logotipo
Ver Abaixo-Assinado Apoie este Abaixo-Assinado. Assine e divulgue. O seu apoio é muito importante.

CONTRA A PRESENÇA OBRIGATÓRIA NA JORNADA DE CIDADANIA

Para: Estudantes da PUC Goiás

Ao Magnífico Sr. Wolmir Therezio Amado
Reitor da Pontíficia Universidade Católica de Goiás
Presidente do Conselho Universitário da PUC Goiás

Nós, que abaixo assinamos, reivindicamos que a Pontifícia Universidade Católica de Goiás reveja e torne nula a normativa que instituiu a obrigatoriedade da presença dos acadêmicos matriculados no evento JORNADA DE CIDADANIA/2016.

O pedido se baseia nos danos e transtornos que poderão ser causados à comunidade acadêmica. Primeiramente, não houve diálogo entre as partes para que a decisão fosse tomada, o que caracteriza uma mudança unilateral de cláusula contratual, pois ao ingressar na universidade, os alunos assinam um contrato que contem a matriz curricular de seus cursos, e nesta não consta que a Jornada de Cidadania é atividade acadêmica obrigatória.

Por outro lado, entendemos como intempestiva a tentativa de consolidar essa imposição. As informações até hoje (há uma semana do evento) não foram repassadas oficialmente, as secretarias, coordenações e nem mesmo os professores sabem responder questionamentos pertinentes como, por exemplo, qual horário os alunos deveriam ir, quanto tempo devem ficar, quais atividades deveriam participar ou até mesmo como será realizado o controle de freqüência.

Tendo em vista que a universidade possui cerca de 27 mil alunos, não é razoável colocar em média 9 mil alunos em cada turno no evento, sendo que a comissão de organização da Jornada da Cidadania não se preocupou em proporcionar atividades suficientes ou mesmo postos de atendimento para que os acadêmicos pudessem participar como voluntários. Nesse contexto, há grande risco de superlotação, ocasionando que ao invés de atender a população, os serviços atenderão os próprios estudantes que são obrigados a participar e não tem atividades para fazer, assim gerando transtornos para a sociedade civil que é o verdadeiro foco do evento.

Ademais, ressaltamos a importância e grandiosidade da Jornada de Cidadania, que além de ser um evento consolidado na agenda social de nosso Estado, significa o exercício de filantropia da nossa universidade. Todos somos conscientes da necessidade de caminhar lado a lado com a sociedade e em benefício coletivo. Porém, acreditamos que medidas que lidam com o dia-a-dia dos acadêmicos deveriam ser discutidas com mais democracia e pluralidade e por este motivo reforçamos o pedido para que seja ANULADA a normativa que trata desta obrigatoriedade da participação acadêmica.

Termos em que,
Pedimos deferimento,

Goiânia, maio de 2016.


Mais informações entre em contato com a comissão responsável:
Thaís Moraes (Direito): [email protected]
Marcelo Filho (Direito): [email protected]
Ítalo Prado (Direito): [email protected]
Heitor Soares (Direito): [email protected]
Alexandre Oliveira (Direito): [email protected]
Nathalia Freitas (Direito): [email protected]
João Paulo Felix (Jornalismo): [email protected]
Isadora Signoreli (Direito):[email protected]
Iago Cozac (Direito): [email protected]




Qual a sua opinião?


Esta petição foi criada em 15 maio 2016
O atual abaixo-assinado encontra-se alojado no site Petição Publica Brasil que disponibiliza um serviço público gratuito para todos os Brasileiros apoiarem as causas em que acreditam e criarem abaixos-assinados online. Caso tenha alguma questão ou sugestão para o autor do Abaixo-Assinado poderá fazê-lo através do seguinte link Contatar Autor
Já Assinaram
2.793 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine o Abaixo-Assinado.

Outros Abaixo-Assinados que podem interessar