Pela criação de uma Liga Independente de Futebol no Brasil

Para: Diretores e Presidentes dos 40 Clubes das Séries A e B do Campeonato Brasileiro

Os torcedores e sócios dos clubes brasileiros vêm por meio desse manifesto solicitar aos diretores e presidentes dos 40 clubes que hoje participam da Série A e B do Brasileirão que iniciem imediatamente as tratativas para a criação de uma Liga Independente de Futebol, rompendo com as Federações Estaduais e com a Confederação Brasileira de Futebol.

A liga independente, nos moldes das já adotadas na Alemanha (Bundesliga) e Inglaterra (Premier League) por exemplo, possibilitaria que os clubes elevassem suas receitas e colocaria fim nas taxas abusivas cobradas pelas federações estaduais. Em conjunto com o aumento das receitas, uma liga independente formada apenas por clubes conferiria maior autonomia na negociação de contratos comerciais, possibilitando que as escolhas - como o calendário, horários dos jogos e formato do campeonato - fossem tomadas de acordo com o interesse dos clubes e em seus torcedores, e não aos interesses daqueles que não possuem qualquer representatividade ou legitimidade para defender os interesses do futebol brasileiro.

Este modelo, em conjunto com as novas regulamentações que possivelmente entrarão em vigor com o PROFUT, garante muito mais transparência e autonomia aos clubes. Os clubes poderão lutar unidos pelos seus interesses sem ter que recorrer a trocas de favores, adiantamentos de valores e disputa por votos em eleições desiguais nas federações estaduais, onde hoje os times pequenos são cooptados pelos dirigentes que ficam décadas em seus cargos.

Conclamamos todos os torcedores e associados de clubes que acreditam nesta causa a assinar essa petição pública. Aqui não há rivalidade clubística! É uma proposta para melhorar o futebol brasileiro, este esporte que tanto amamos!