Participem do movimento MOSAC ( Movimento para Salvar os Animais Cariocas )por melhorias na SEPDA assinando este manifesto:
MANIFESTO CONTRA O SUCATEAMENTO DA SECRETARIA ESPECIAL DE PROMOÇÃO E DEFESA DOS ANIMAIS (SEPDA) E PELA VIDA DOS ANIMAIS DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO
Pelos motivos descritos abaixo, reivindicamos a exoneração do secretário Claudio Cavalcanti da SEPDA (Secretaria Especial de Promoção e Defesa dos Animais):
- Várias denúncias e constatações de maus tratos, desaparecimento e mortes de animais tutelados pela Prefeitura em abrigos municipais. (Jornal O Globo 16-7-2013)
- Os abrigos e postos veterinários vinculados à SEPDA não têm responsabilidade técnica, inviabilizando o atendimento e o tratamento dos animais, como preconiza o CRMV. (Jornal O Globo 19-7-2013)
- Criação do Decreto 37.326 que impede as campanhas de adoção em logradouros públicos, criando normas delirantes como proibir doações para os cuidadores de animais, obrigar a vacinação de cães com vacinas específicas para gatos, impedir que protetores independentes realizem campanhas de adoção e a obrigação de realizar a adoção de filhotes apenas esterilizados, inclusive de dois (02) meses.
- As visitas aos abrigos municipais estão limitas e monitoradas, o que impede a transparência da gestão e as adoções de animais.
- O Secretário Claudio Cavalcanti não cumpre nenhuma promessa feita na imprensa, como retirar e salvar os gatos que estão morrendo na obra do Maracanã (Jornal O Globo 26-3-2013 e 4-6-2013), acabar com o sofrimento dos cavalos explorados na Ilha de Paquetá (Jornal O Globo 22-4-2013 e 28-6-2013) e esterilizar cães e gatos de protetores independentes recolhendo-os nas residências e devolvendo-os após o pós-operatório (Rádio CBN 5-7-13).
- O atendimento de esterilização piorou na gestão do secretário Claudio Cavalcanti, com diminuição das cirurgias realizadas.
- Fim do atendimento clínico e cirurgias em geral nos postos da SEPDA.
- As denúncias de maus-tratos encaminhadas à SEPDA não são fiscalizadas ou são devolvidas para o denunciante.
- O Secretário Claudio Cavalcanti se recusa a receber os protetores de animais para esclarecer as suas decisões e ouvir a opinião de associações e protetores independentes que resgatam e cuidam de animais abandonados. Vale ressaltar que suas decisões e determinações não tem qualquer embasamento técnico conhecido. A prova disso é a esterilização de filhotes de dois (02) meses defendida por uma médica de humanos no site da Prefeitura.
- Omissão de socorro e atendimento veterinário a gatos de colônias em parques e praças da cidade, como o não atendimento veterinário aos gatos do Campo de Santana.
Agosto/2013
Mais informações:
Facebook: www.facebook.com/mosacrj
Contato:
[email protected]