Petição Pública Brasil Logotipo
Ver Abaixo-Assinado Apoie este Abaixo-Assinado. Assine e divulgue. O seu apoio é muito importante.

SUSTENTABILIDADE E EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO

Para: Deputados, Deputadas e Autoridades Federais

MANIFESTO PELA SUSTENTABILIDADE E EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO
PNE– Plano Nacional de Educação 2011~2020 Março-Abril / 2014

Nós educadoras e educadores ambientais, reunidos em entidades, órgãos, redes e outros coletivos compondo uma malha nacional, alertamos a Câmara dos Deputados quanto à ausência da educação ambiental no Plano Nacional de Educação (PNE).

É inegável que o PNE constitui-se uma grande conquista, fruto da luta e mobilização de profissionais da educação, especialistas, alunos, pais de alunos e muitos de nós educadores ambientais de todo país. Comemora-se os seus avanços históricos e a futura ampliação de recursos para a educação.

Observamos que de modo acertado, os legisladores definiram entre as 10 diretrizes do PNE a “promoção ... do respeito ... à sustentabilidade socioambiental” (Art.2º). Porém, contraditoriamente, no momento de traduzir tal diretriz em ações efetivas, o texto da Câmara e o substitutivo do Senado não apresentam metas ou estratégias contemplando tal diretriz. Não há compromisso concreto com escolas sustentáveis envolvendo currículo, espaço escolar e gestão democrática preocupada coma dimensão ambiental. Não há referências à infraestrutura e recursos necessários; aos atores, instâncias e órgãos responsáveis; à formação de pessoal, à avaliação, à integração com outras diretrizes do Plano, à relação com outras políticas públicas, aos marcos legais balizadores e tantos outros aspectos envolvendo a educação ambiental. Enfim, podemos dizer que se não houver as devidas adequações, a lei já nasce incompleta e com contradições internas.

Trata-se de algo lamentável e preocupante, pois vivemos um período em que a relação entre seres humanos e meio ambiente constitui-se preocupação fundamental para a sociedade em geral, devido ao crescimento e intensificação das catástrofes ambientais e eventos climáticos extremos, à redução e degradação das águas disponíveis, à enorme perda de biodiversidade, aos graves malefícios da contaminação por agrotóxicos, ao caos e redução da qualidade de vida nos ambientes urbanos e a tantos outros problemas socioambientais. Além disso, o Brasil é signatário de diversos compromissos internacionais desde a Conferência de Estocolmo de 1972 até a Rio+20 e possui diversos marcos legais vigentes, incluindo a Constituição Federal (Artigo 225), Política Na-cional de Educação Ambiental (Lei Nº 9795/1999), Diretrizes Curriculares Nacionais de Educação Ambiental (Resolução nº 2 / 2012 do Conselho Nacional de Educação), Parâmetros Curriculares Nacionais e muitas outras leis e normativas correlatas que respaldam essa nossa reivindicação.

Enfim, apesar da importância social e educacional e da pertinência institucional da educação ambiental (e do tema da sustentabilidade socioambiental) ela não está constando do plano de ações e estratégias para a educação brasileira o que torna mais difícil a sua presença organicamente estruturada em nossas variadas Políticas Educacionais. Decorrência disso: o que esperar da inserção da educação ambiental e temas como: justiça socioambiental e sustentabilidade nas demais políticas públicas?

Em síntese: a manutenção literal da proposta da Câmara ou do Senado preocupa enormemente todos nós que atuamos na árdua tarefa de contribuir para a formação de pessoas comprometidas e atuantes perante a sustentabilidade ambiental e a qualidade de vida. Neste sentido apelamos a todos os deputados e deputadas que busquem sanar ou pelo menos minimizar os problemas relacionados à educação ambiental no PNE.

Além dos indivíduos, assinam esta manifestação as redes, entidades, órgãos, instâncias e demais coletivos abaixo identificados representando milhares de educadores ambientais, professores, especialistas e demais interessados.

ALGUMAS DE NOSSAS PROPOSTAS

O esforço de construção de um Sistema Nacional Articulado de Educação não pode deixar de reconhecer a Educação Ambiental como fundamento na construção da cidadania ampliada, dimensão essencial da educação em todos os níveis de escolaridade de acordo com a Lei da Política Nacional de Educação Ambiental (Lei Federal n.º 9.795/99), bem como um elemento integrador de práticas pedagógicas orientadas para a cidadania, participação, justiça social e ambiental, trabalho, diversidade cultural, sustentabilidade e igualdade.

Uma vez reconhecida pelo PNE a importância da Educação Ambiental como uma dimensão essencial da educação em todos os níveis de escolaridade esta definição deverá contar com dotação orçamentária dentro da aplicação dos recursos constitucionais da União para a política de educação e pesquisa. Quanto às metas recomendamos:

Na meta 6: Nova estratégia – Incentivar as escolas a tornarem-se espaços educadores sustentáveis, caracterizados por edificações e espaços exemplares de sustentabilidade socioambiental e pela inserção da educação ambiental na gestão, na organização curricular, na formação de professores, nos materiais didáticos e no fomento da cidadania e diminuição das desigualdades e injustiças ambientais.
Na meta 7: Nova estratégia – Assegurar a inserção curricular da educação ambiental com foco na sustentabilidade e justiça socioambiental e o trato desse campo de conhecimento como uma prática educativa integrada, contínua e permanente, nos termos da Lei nº 9.795 / 1999, por meio de ações, projetos e programas que promovam junto a comunidade escolar a implementação de espaços educadores sustentáveis.

Na meta 16: Nova estratégia – Garantir a oferta da educação ambiental como atividade curricular obrigatória, nos termos do art. 10 da Lei nº 9.795 / 1999, de forma a promover o enfrentamento dos desafios socioambientais contemporâneos.

Além destas estratégias específicas sugerimos ainda a necessária inclusão de metas específicas para a Educação Ambiental tais como:
• Ampliação e adensamento da inserção da educação ambiental, com foco na transição para a sustentabilidade, nas escolas de educação básica em 10 anos, incluindo a adoção integral das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental (Resolução nº 2 /2013 do Conselho Nacional de Educação) e demais normativas pertinentes;
• Implantação, em 5 anos, de uma nova concepção curricular para o ensino fundamental e médio que oriente-se pela interdisciplinaridade, elegendo como tema integrador a sustentabilidade e a justiça socioambiental;
• Formação, em 10 anos, de professores em formação inicial, continuada e em caráter permanente, inclusive em serviço, para a inserção da educação ambiental nas escolas de ensino fundamental e médio como tema integrador de um currículo interdisciplinar.
• Desenvolvimento da Educação Ambiental a partir da alimentação escolar que fortaleça as práticas agroecológicas, de alimentação saudável e de justiça socioambiental.
• Estruturação do que se refere à educação formal no âmbito do Sistema Nacional de Educação Ambiental (SisNEA).
• Inclusão da dimensão/aspecto da sustentabilidade socioambiental nos distintos Sistemas de Avaliação Institucionaisl e/ou Formativos.
• Atuação integrada entre Administrações Públicas Municipais, Escolas, Instituições de Educação Superior e outros Órgãos Públicos e Instituições não Governamentais que atuam em um mesmo território, no sentido de promoverem processos permanentes, continuados e articulados de Educação Ambiental, junto a todos os humanos que ali vivem.

Estas são apenas algumas das imensas tarefas que temos adiante e que esbarram na ausência da Educação Ambiental neste que será uma das mais importantes referenciais para a educação brasileira.

PROPOSTAS DE ADEQUAÇÕES NA ATUAL REDAÇÃO DO PNE
Concretamente e considerando a atual fase de tramitação do projeto apresentamos um conjunto de propostas de adequações na redação do texto em tramitação, visando qualificar os aspectos de educação ambiental valorizados no texto da lei, porém negligenciados nas metas e estratégias apresentadas no anexo.

Observar que em alguns casos as propostas envolvem itens que estão com redação ou numeração diferentes nas versões da Câmara e do Senado.;


Art. 7º
(...)
§ 4º (NA VERSÃO DO SENADO ESTÁ MELHOR REDIGIDA) Haverá regime de colaboração específico para a implementação de modalidades de educação escolar que levem em conta as identidades e especificidades socioculturais, linguísticas, étnico-educacionais, ambientais e territoriais das comunidades indígenas e quilombolas (DEIXAR APENAS “comunidades” E RETIRAR “indígenas e quilombolas”), assegurada a consulta prévia e informada a essas comunidades.
Art. 8º (...).
§ 1º Os entes federados deverão estabelecer nos respectivos planos de educação estratégias que:
I – assegurem a articulação das políticas educacionais com as demais políticas sociais, particularmente as culturais, infanto-juvenis e ambientais. )
II - considerem as necessidades específicas das populações do campo e das comunidades tradicionais, indígenas e quilombolas, asseguradas a equidade educacional e a diversidade cultural;
Art. 11. O Sistema Nacional de Avaliação da Educação ...
§ 1º O sistema de avaliação ...
I -
II - indicadores de avaliação institucional, relativos a características como o perfil do alunado e do corpo dos(as) profissionais da educação, as relações entre dimensão do corpo docente, do corpo técnico e do corpo discente, a infraestrutura das escolas, os recursos pedagógicos disponíveis, os processos da gestão incluindo os cuidados com a sustentabilidade socioambiental, entre outras relevantes.


Propostas de correções no texto do Anexo do PNE

Estratégia 2.6 (na versão Camara ou 2.8 na versão do Senado ) promover a relação das escolas com instituições e movimentos culturais e ambientais, a fim de garantir a oferta regular de atividades culturais e socioambientais para a livre fruição dos(as) alunos(as) dentro e fora dos espaços escolares, assegurando ainda que as escolas se tornem polos de criação e difusão cultural, bem como de sustentabilidade socioambiental;

Estratégia 3.1) institucionalizar programa nacional de renovação do ensino médio, a fim de incentivar práticas pedagógicas com abordagens interdisciplinares estruturadas pela relação entre teoria e prática, por meio de currículos escolares que organizem, de maneira flexibilizada e diversifi-cada, conteúdos obrigatórios e eletivos articulados em dimensões como ciência, trabalho, meio ambiente e sustentabilidade, linguagens, tecnologia, cultura e esporte, garantindo-se a aquisição de equipamentos e laboratórios, a produção de material didático específico, a formação continuada de professores e a articulação com instituições acadêmicas, esportivas, ambientais e culturais;


Estratégia 6.1) promover, com o apoio da União, a oferta de educação básica pública em tempo integral, por meio de atividades de acompanhamento pedagógico e multidisciplinares, inclusive culturais , esportivas e voltadas à sustentabilidade socioambiental, de forma que o tempo de permanência dos(as) alunos(as) na escola, ou sob sua responsabilidade, passe a ser igual ou superior a 7 (sete) horas diárias durante todo o ano letivo;

Estratégia 7.2 (na versão Camara ou 7.3 na versão do Senado): constituir, em colaboração com a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, um conjunto nacional de indicadores de avaliação institucional com base no perfil do alunado e do corpo de profissionais da educação, nas condições de infraestrutura das escolas, nos recursos pedagógicos disponíveis, nas características da gestão, nos aspectos de sustentabilidade socioambiental e em outras dimensões relevantes, considerando as especificidades das modalidades de ensino;
NA VERSÃO DO SENADO A ESTRATÉGIA 7.17 SOFREU ALTERAÇÕES POSITIVAS E PASSOU A SER “7.18”, O INTERESSANTE PARA NÓS SERIA PREVALECER A VERSÃO DO SENADO COM OS ACRÉSCIMOS INDICADOS ABAIXO

Estratégia 7.18 (na versão do Senado) assegurar a todas as escolas públicas de educação básica o acesso e a gestão ambientalmente exemplar da energia elétrica, abastecimento de água, esgotamento sanitário e manejo dos resíduos sólidos, garantir o acesso dos alunos a espaços para a prática esportiva, a bens culturais, artísticos e ambientais, a alimentação saudável e orgânica, a equipamentos e laboratórios de ciências e, em cada edifício escolar, garantir a acessibilidade às pessoas com deficiência;

Estratégia 7.29) promover a articulação das iniciativas da área da educação, de âmbito local até nacional, com os de outras áreas tais como saúde, trabalho e emprego, assistência social, esporte, cultura, meio ambiente e juventude possibilitando a criação de rede de apoio integral às famílias, como condição para a melhoria da qualidade educacional;

Estratégia 12.7) assegurar, no mínimo, 10% (dez por cento) do total de créditos curriculares exigidos para a graduação em programas e projetos de extensão universitária, orientando sua ação, prioritariamente, para as áreas de grande pertinência social, cultural e ambiental;

Estratégia 13.4 (versão do Senado, pois está com a redação bem melhor) promover a melhoria da qualidade dos cursos de pedagogia e licenciaturas, por meio da aplicação de instrumento próprio de avaliação aprovado pela Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (Conaes), integrando-os às demandas e necessidades das redes de educação básica, de modo a permitir aos graduandos a aquisição das qualificações necessárias a conduzir o processo pedagógico de seus futuros alunos, combinando formação geral e específica com a prática didática, além da educação para as relações étnico-raciais, a diversidade, a sustentabilidade e as necessidades das pessoas com deficiência;


Estratégia 1.6) implantar, até o 2º (segundo) ano da vigência deste PNE, avaliação da educação infantil, a ser realizada a cada 2 (dois) anos, com base em parâmetros nacionais de qualidade, a fim de aferir a infraestrutura física, o quadro de pessoal, as condições de gestão, os recursos pedagógicos, a situação de acessibilidade, os cuidados com a sustentabilidade socioambiental, entre outros indicadores relevantes;

Estratégia 2.2 (na versão Camara ou 2.4 na versão do Senado): fortalecer o acompanhamento e o monitoramento do acesso, da permanência e do aproveitamento escolar dos beneficiários de programas de transferência de renda, bem como das situações de discriminação, preconceitos, violências na escola, além de ações de prevenção de desastres naturais ou decorrentes das mudanças climáticas, visando ao estabelecimento de condições adequadas para o sucesso escolar dos(as) alunos(as), em colaboração com as famílias e com órgãos públicos de assistência social, saúde e proteção à infância, adolescência e juventude;

Estratégia 2.4 (na versão Camara ou 2.6 na versão do Senado) desenvolver tecnologias pedagógicas que combinem, de maneira articulada, a organização do tempo e das atividades didáticas entre a escola e o ambiente comunitário, considerando as especificidades do meio ambiente local, da educação especial, das escolas do campo e das comunidades indígenas e quilombolas;

Estratégia 2.5 (na versão Camara ou 2.7 na versão do Senado ) disciplinar, no âmbito dos sistemas de ensino, a organização flexível do trabalho pedagógico, incluindo adequação do calendário escolar de acordo com a realidade local, identidade cultural e com as condições ambientais e climáticas da região;

Estratégia 3.2 (na versão Camara ou 3.4 na versão do Senado): garantir a fruição de bens e espaços culturais e naturais, de forma regular, bem como a ampliação da prática desportiva, integrada ao currículo escolar;

Estratégia 3.8 (na versão Camara ou 3.10 na versão do Senado): fomentar programas de educação , de cultura e de formação socioambiental para a população urbana e do campo de jovens, na faixa etária de 15 (quinze) a 17 (dezessete) anos, e adultos, com qualificação social e profissional para aqueles que estejam fora da escola e com defasagem idade-série;
Estratégia 3.13 (na versão Camara ou 3.14 na versão do Senado):estimular a participação dos e das adolescentes nos cursos das áreas tecnológicas, científicas e de sustentabilidade socioambiental.

Estratégia 6.2 (na versão Camara ou 6.3 na versão do Senado): institucionalizar e manter, em regime de colaboração, programa nacional de ampliação e reestruturação das escolas públicas, por meio da instalação de quadras poliesportivas, laboratórios, inclusive de informática, espaços para atividades, infraestrutura para ações socioambientais, hortas, bibliotecas, auditórios, cozinhas, refeitórios, banheiros e outros equipamentos, bem como de produção de material didático e de formação de recursos humanos para a educação em tempo integral;

Estratégia 6.3 (na versão Camara ou 6.4 na versão do Senado): fomentar a articulação da escola com os diferentes espaços educativos, culturais, socioambientais e esportivos, e equipamentos públicos como centros comunitários, bibliotecas, praças, parques, unidades de conservação, universidades, museus, teatros, cinemas e planetários;

Estratégia 7.17 (na versão Camara ou 7.18 na versão do Senado) assegurar a todas as escolas públicas de educação básica água tratada e saneamento básico, energia elétrica a partir de critérios de sustentabilidade socioambiental; bem como acesso à rede mundial de computadores em banda larga de alta velocidade, acessibilidade à pessoa com deficiência, acesso a bibliotecas, acesso a espaços para a prática de esportes e acesso a bens naturais, culturais e à arte e a equipamentos e laboratórios de ciências;

Estratégia 7.20 (na versão da Camara) estabelecer diretrizes pedagógicas para a educação básica e parâmetros curriculares nacionais comuns, com direitos e objetivos de aprendizagem e desenvolvimento dos(as) alunos(as) para cada ano do ensino fundamental e médio, respeitada a diversidade social, cultural e ambiental regional, estadual e local;

Estratégia 7.28) mobilizar as famílias e setores da sociedade civil, articulando a educação formal com experiências de educação popular e cidadã, educação ambiental e educomunicação, com os propósitos de que a educação seja assumida como responsabilidade de todos e de ampliar o controle social sobre o cumprimento das políticas públicas educacionais;
Estratégia 7.34) em articulação com os Estados, os Municípios e o Distrito Federal, instituir programa nacional de formação de professores e professoras e de alunos e alunas para promover e consolidar política de preservação da memória nacional e seu patrimônio cultural e natural;

Estratégia 9.9) apoiar técnica e financeiramente projetos inovadores na educação de jovens e adultos que visem ao desenvolvimento de modelos adequados às necessidades específicas desses(as) alunos(as) incluindo temas como: cidadania, cultura, saúde, meio ambiente, inovação, prevenção de riscos, etc.
Estratégia 9.11) (na versão do Senado) implementar programas de capacitação tecnológica da população jovem e adulta, direcionados para os segmentos com baixos níveis de escolarização formal e alunos(as) com deficiência, articulando os sistemas de ensino, a rede federal de educação profissional e tecnológica, as universidades, as cooperativas e as associações, por meio de ações de extensão desenvolvidas em centros vocacionais tecnológicos, com tecnologias assistivas que favoreçam a efetiva e ambientalmente adequada inclusão social e produtiva dessa população.
Estratégia 10.6) estimular a diversificação curricular da educação de jovens e adultos, articulando a formação básica e a preparação para o mundo do trabalho e estabelecendo inter-relações entre teoria e prática, nos eixos da ciência, do trabalho, da tecnologia, do meio ambiente e da cultura e cidadania, de forma a organizar o tempo e o espaço pedagógicos adequados às características desses alunos;
Estratégia 11.1) expandir as matrículas de educação profissional técnica de nível médio na rede federal de educação profissional, científica e tecnológica, levando em consideração a responsabilidade dos Institutos na ordenação territorial, sua vinculação com arranjos produtivos, sociais, ambientais e culturais locais e regionais, bem como a interiorização da educação profissional;
Estratégia 15.5) implementar programas específicos para formação de profissionais da educação para as escolas do campo e de comunidades indígenas e quilombolas, para educação ambiental e para a educação especial;

Estratégia 15.7) garantir, por meio das funções de avaliação, regulação e supervisão da educação superior, a plena implementação de todas diretrizes curriculares pertinentes;

Estratégia 19.4) (Versão do Senador) estimular, em todas as redes de educação básica, a constituição e o fortalecimento de grêmios estudantis, Comissões de Meio Ambiente e Qualidade de Vida, Comissões de Agenda 21 Escolares e associações de pais, assegurando-se-lhes, inclusive, espaços adequados e condições de funcionamento nas escolas e fomentando a sua articulação orgânica com os conselhos escolares, por meio das respectivas representações;

- - - // - - -


MANIFESTO PELA SUSTENTABILIDADE E EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO
PNE– Plano Nacional de Educação 2011~2020 Março-Abril / 2014

REDE BRASILERIA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL - REBEA
GT EDUCAÇÃO AMBIENTAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PESQUISA E PÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (GT-22 / ANPPED)
GT EDUCAÇÃO AMBIENTAL E AGENDA 21 DO FÓRUM BRASILEIRO DE ONGS E MOVIMENTOS SOCIAIS
PLANTEA - REDE PLANETÁRIA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL P/ SOCIEDADES SUSTENTÁVEIS E RESPONSABILIDADE GLOBAL
REDE SUL BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL - REASUL
REDE DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL DO RIO DE JANEIRO
REDE PAULISTA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL - REPEA
REDE UNIVERSITÁRIA DE PROGRAMAS EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA SOCIEDADES SUSTENTÁVEIS - RUPEA
REDE DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL DE SÃO CARLOS/SP - REA/SC
REDE DE EDUCADORES AMBIENTAIS DA BAIXADA DE JACAREPAGUÁ
REDE DE EDUCADORES AMBIENTAIS POPULARES DE SUZANO (REAPS)
ANDARILHOS ECOLÓGICOS DO ESPÍRITO SANTO
APOEMA CULTURA AMBIENTAL
ASSOCIAÇÃO ALTERNATIVA TERRAZUL
ASSOCIAÇÃO CULTURAL E ECOLÓGICA PAU BRASIL
ACEMAT- ASSOCIAÇÃO DE CULTURA, EDUCAÇÃO, MEIO AMBIENTE E TECNOLOGIA
ASSOCIAÇAO DO POVO INDIGENA JIAHUI
AMAC ASSOC. DOS MORADORES DA ALAMEDA DA CEBOLA
ASSOCIAÇÃO GLOBAL DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTADO
AICCOB
APROMAC - ASSOCIAÇÃO DE PROTEÇÃO AO MEIO AMBIENTE
ASSOCIAÇÃO TUIM AMBIENTAL
ATELIER DA ALMA
BIO-BRÁS
CASA DA CIDADANIA
CEE ECOLÓGICO
CENTRO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL DE GUARULHOS
CENTRO UNIVERSITÁRIO BARÃO DE MAUÁ
CINCO REINOS
COLETIVO DE EDUCADORES LIVRES E SOLIDÁRIOS - CELS
COLETIVO JOVEM DE MEIO AMBIENTE DE MT
COLETIVO JOVEM DE MEIO AMBIENTE DO RS
COLETIVO ÓBVIOS MEXIDOS
COMISSÃO AMBIENTAL DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ
COMISSÃO PASTORAL DA TERRA, CPT MT
COOPET COOP CONSUMIRORES PROD ECOLOGICOS TRES CACHOEIRAS
ECI - EARTH CHILD INSTITUTE
ECOHABITARE
ECOPANTANAL - INSTITUTO DE ECOLOGIA E POPULAÇÕES TRADICIONAIS DO PANTANAL
ECOPHYSIS - SERVIÇOS EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
FUNDAÇÃO ESTADUAL DO MEIO AMBIENTE - MG
FUNDAÇÃO GRUPO ESQUEL BRASIL
GAMBÁ - GRUPO AMBIENTALISTA DA BAHIA
GEAD - UFC
GEEMA - GRUPO DE ESTUDOS EM EDUCAÇÃO E MEIO AMBIENTE
GPEA-UNESP-BAURU
GRUPO DE ESTUDO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO E SUSTENTABILIDADE
GRUPO DE PESQUISA ÁGORA: ESTUDOS E PESQUISAS EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL
GRUPO DE PESQUISA EDUCAÇÃO, ESTUDOS AMBIENTAIS E SOCIEDADE - GEEAS
GRUPO DE TRABALHO MOBILIZAÇÃO SOCIAL - MATO GROSSO
GRUPO EDUCADORES AMBIENTAIS SEM FRONTEIRAS
GRUPO PESQUISADOR EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL, COMUNICAÇÃO E ARTE
GRUPO REFLEXÃO E AÇÃO EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL / LAIFE / DEDIC / FFCLRP / USP
H²O AMAZÔNIA AMBIENTAL
HUMANITAS
INEMA
INST. AUGUSTO CARNEIRO
INSTITUTO BIOESTE
INSTITUTO CENTRO DE VIDA
INSTITUTO FLORESTA DE PESQUISA E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
INSTITUTO HUMANA RAÇS FÊMINA - INHURAFE
INSTITUTO ICARACOL
INSTITUTO PAULO FREIRE- SP
INSTITUTO REDECRIAR
INSTITUTO SUPERECO
INSTITUTO VIVER DA MATA - IVM
LICENCIATURA EM EDUCOMUNICAÇÃO DA ECA/USP
MATER NATURA
MOVIMENTO CONSCIÊNCIA AMBIENTAL TECNOLÓGICA
NEADIST - NÚCLEO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL À DISTÂNCIA
NÚCLEO DE ESTUDO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL - UFBA
NÚCLEO DE INTERVENÇÕES SÓCIO ARTÍSTICAS
OWARD/IIDEL-INSTITUTO INTERNACONAL DE DESARROLLO LOCAL
REDE DE PROFISSIONAIS SOLIDÁRIOS PELA CIDADANIA
SUPERINTENDÊNCIA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL / SECR. DE ESTADO DE MEIO AMBIENTE E RECURSOS NATURAIS - MA
TOXISPHERA ASSOCIAÇÃO DE SAÚDE AMBIENTAL
TRILHA MUNDOS
UNIVERSIDADE DA INTEGRAÇÃO INTERNACIONAL DA LUSOFONIA AFRO-BRASILEIRA
UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ - UNIVALI
Abilio Terra Junior
Adair Tassoni
Adalcira Santos Bezerra
Adolfo Hickmann
Adriana Jacintho Berti
Adriana Meirelles Dias de Carvalho
adriana neves da silva
Adriane Kniphoff da Cruz
Adriano Ribeiro
Adriano Wild
Adroaldo Quintela Santos.
Afonso Celso de Lima Wanderley
Ágatha Gil
Aidil Borges
Alan brozeri dias
Alcides Martins Jr
Alcione Maria Groff
Alcione Marques Fernandes
Aldemir Inácio de Azevedo
Alessandra Fusinato
Alessandra Nobre Pires
Alessandra Taguatinga Batista
Alessandro Minillo
ALEX RAFAEL SILVÉRIO
Alexandre Anezio
Alexandre Campos
Alexandre de Albuquerque
Alexandre de Gusmão Pedrini
Alice Libânia Santana Dias
Aline Alegria Marinelli
ALINE ALVES DA SILVA
Aline Souza Ramos
Allan Douglas de Sousa
Aloir Pacini
Amadeu José Montagnini Logarezzi
Amanda Allen Baretta
Amanda Lipinski Fernandes Maciel
amanda schneider
Amanda Silva Neves
Amanda Silveira Carbone
amaralina Miranda de ouza
Amelia Terezinha Silveira Guerra
Ana Angélica de Araújo Werneck
ana carla loureiro barbosa
ANA CARLA SOUTO ROCHA
Ana Clara Queiroz
Ana Cristina Domingas da Costa
ana cristina nogueira de mello von behr
Ana Cristina Twardowsky
Ana Eliza Coelho Chierighini
Ana Evangelista
Ana Flávia Quintão Fonseca
Ana Iris Teixeira Silveira
Ana Karine Apoliano Homsi
Ana luiza castelo branco figueiredo
Ana Luiza Dolabela de Amorim Mazzini
Ana MAria Dantas Soares
Ana Maria Silva
Ana Maria Wuo Franco
Ana Paula de Sá Campello
Ana Rosa Marques
Ana Rosária Borges de Faria
Anabel de Lima
Ananda Baptista Furtado
Ananda Casanova
Anderson Adriano Teixeira
Andrea Carneiro da Costa de Souza
ANDREA CRISTINA FONTES SILVA
Andrée Marie Louise de Ridder Vieira
Andréia Nasser Figueiredo
Andreia Sousa Teixeira
ANDREIA TEIXEIRA RAMOS
Andressa Fernandes
Andressa Kingeski Couto
Angela Bárbara Tischner
Angela Menezes da Silva
Angelina Maria Lanna de Moraes
Anielli Fabiula Gavioli Lemes
ANNA AGUAYO
Anna Carla Ferreira Silva
Antônio Alves dos Reis
ANTÔNIO CARLOS CORDEIRO MENDES
Antônio Eustáquio de Moura
Antonio Fernando Silveira Guerra
Antonio Justiniano de Moraes Neto
Antonio Raimundo Pereira de Jesus
Antonio Vitor Rosa
Anyelle da Silva
Ariane Di Tullio
ARIOSVALDO ALVES GOMES
ARLETE REGES GERMANIO
Arlêude Bortolozzi
Armando Gurgel
Armando Soares Filho
Arnildo Korb
Arthur A C Ferreira
Atenéia Araújo
Aurea de Holanda
aurici azevedo da rosa
Avelar Luiz Bastos Mutim
Beatriz de Freitas Salles
Bel Dominguez
Benjamin Carvalho Teixeira Pinto
Bere Adams
Berenice Lima Peres
Betânia Ribeiro Torres
Beth Barolli
Bianca Braga Rosa
Bianca de Castro Duarte Moura
Blanca Nidia Lucero
Bruna Aita Bernacchio
Bruno Gonçalves da Costa Lins
Bruno Silva Gonçalves
camila carnevale
camila santos tolosa bianchi
Cândido Azeredo
Carine Borba dos Santos
carla hachul burattini
Carla Lynot
Carla Rocha Sousa
Carlos Alberto Genz
carlos alexandre da silva
Carlos Etchevarne
Carlos Frederico Bernardo Loureiro
Carlos Henrique Brockelmann
Carlos Henrique de Oliveira
Carlos Henrique Rodrigues Alves
Carlos Joelci Baumhardt Machado
Carlos Jorge da Silva Correia
carlos Salgado
Carmen Beatriz Fabriani
Carmen Farias
carmen lucia xavier santos
Carmen Roselaine de Oliveira Farias
Carolina Alves
Carolina De Leon Engelman
Carolina Dornfeld
Carolina Sampaio Machado
Caroline Ruthner
Caroline Schio
Catarina Silveira Camargo
Celia Leao Araujo
Célia Regina Granhen Tavares
Celiane Geiza da Silva Miranda
Celly Kelly Neivas dos Santos
Celso Sánchez
Cely França
Chalissa wachholz
Christian Linck da Luz
Christiane Cruz
Cinthya Regina Persike
CLAIDI TODESCATT
clarisse chiappini castilhos
Cláudia Cruz Soares
CLAUDIA DE PADUA TORRES
claudia do socorro gomes da silva
Cláudia G Conceição
claudia minatto leal
Cláudia Monteiro
Cláudia Passos Sant Anna
Claudia Rakel Pena Pereira
Cláudia Regina C. M. da Silva
Claudia Sachetto Nascimento
Claudio Fernando Schurgelies
Cláudio Loes
Claudio Varani
CLEBER ARMANDO MARQUES
clovis fernandes seabra
Cornelia Bresslau de Almeida
Cristiana Izabel Caetano de Albuquerque Tatagiba Goulart
cristiano cunha pereira
Cristina Maria Magalhães Granadeiro Rio
Daniel Cavalcante
Daniel Fonseca de Andrade
Daniel Melo Barreto
Daniel Nobre
Daniel Tonelli Caiche
DANIELA
DANIELA CASSIA SUDAN
Daniela Kolhy Ferraz
Daniela Midei
Daniela Vieira Costa Menezes
Daniele Homem dos Santos
Danielle Bertolin de Souza
Danielle Braga
Danielle Gomes
Daniely Stefânia Costa Ramos
danila rabelo
DARIU ANTONIO CARNIEL
Dary Moreira Gonçalves Rigueira
Dauri Correia da Silva
Dayana Brunetto Carlin dos Santos
debora
Debora carvalho de Souza do Carmo
Débora Eriléia Pedrotti Mansilla
Débora Olivato
Declev Reynier Dib-Ferreira
Deisiane Chagas de Albuquerque
Denise Amador
Denise de Oliveira Viola
Denise do Nascimento
Denise Gonçalves Dinigre
Denise Lemke Carletto
DENISE ROSA LOBATO
Denizard Garson Cabral
Denize Aparecida Rodrigues de Amorim
Diane Ivanise Fiamoncini
Diego Ravi Mendonça Maia
Diego Ribeiro Almeida
Dinéia Pires Santos
Dinorá de Castro Gomes
Diógenes Valdanha Neto
Diogo Caiafa Moreira Lopes de Faria
Dione Iara Silveira Kitzmann
Donna Goodman
Dora Ribeiro
Dóris Faria
Doroty Martos
Douglas Vieira
Eclair Nogueira Polheim
Edilaine Maria Mendes Ferreira
Edison Ricardo Kern
Edmar Pinto da Silva
Edna Costa
Edna Fernandes do Amaral
Edneida Rabêlo Cavalcanti
Ednelí Monterrey
Edson Grandisoli
Edu Santos
Eduardo Cristiano Hass da Silva
Eduardo Gonçalves Serra
Eduardo Meira Campos
Éji Pons Machado
Elaine Silva Gabriel
elainecostaazevedo
Elen Beatriz Acordi Vasques Pacheo
Eliana Bucci
Eliana de Faro Valença
Eliana Mora
Eliane Camilo
eliane de oliveira santos
Eliane Favaretto
Eliane Seixas Hanna
Eliane Steuck
Eliane Teixeira
elimar pinheiro do nascimento
ELISA FERREIRA BASTOS
Elisa Furtado Madi
Elisabeth Brandão Schmidt
ELISABETH MARIA FOSCHIERA
Elizete Gonçalves dos Santos
Emanuele Cardoso Furtado E Daronch Silva
Emerson Antônio Rocha Melo se Lucena
Emerson Vieira Prates
Emilim Shimamura
Êndrio de Abreu Paulino
Eneida Sala Cossich
Érica Cristina de Oliveira
Érica Speglich
ERIKA DE MATTOS O REILLY
Eslainy Aparecida Repossi
Estela Maria Monteiro Machado
ESTELA PARNES
Estevão Freire
Evandro Albiach Branco
Fabiana Gonçalves da Silva
Fabiana Lúcia Costa Santos
Fabiana Medeiros Schian Bellon
Fabiana Mongeli Peneireiro
Fabio Bengasi
Fábio Luiz Soares
Fabio Nolasco
Fabio Terra Seca
Fabíola Pinheiro Ribeiro
Fatima Elizabeti Marcomin
Fátima Seher
Fátima Sonoda
Felipe Quartucci
Fernanda Gamper Vergamini
Fernanda Litvin Villas Boas
Fernanda Moraes
Fernanda Rezende
Fernanda Tatiane dos Santos Reis
Fernando Alarcon Nogueira
Fernando Guimarães Borba
Fernando João Rodrigues de Barros
Fernando Martins
Fernando Sisdelli
Filipe Guimarães Graça
Flavia Amaral Rezende
Flávia Aparecida de Moraes
Flávia Biondo da Silva
Flávia Cristina Sossae
Flávia Dias Suassuna
Flavia Maria Bertol
Flávia Nascimento Ribeiro
Flávia Pinho Alves
Flavia Rossi de Morais
Flora Ferreira Camargo
Floriano Alvarez
Franc Knap Junior
Franciela Deon
FRANCIELLE DELABIO
Francine Carla de Souza Silveira
Francisco Veiga Cunha e Cruz
FRANCISCO WAGNER SILVA LIMA
FRANKLIN DE PAULA JÚNIOR
Frédéric Mertens
Frederico Viana Machado
G+B368abriel magalhães tavares
Gabriel Rezende Lourenço de Azevedo
Gabriel Sousa Conzo Monteiro
Gabriel Webber
Gabriel Zago Vieira Santos
Gabriela Albino Marafão
Gabriela Alejandra da Cruz Malpeli
Gabriela Kunz Silveira
Gabriela Macedo Souza
Gabriela Vieira Braga
gelson rigo
George Patrao
Gerardo Alatorre
Geria Montanar
Gerti Maria Franzen Reckziegel
Gerusa b. Lacerda
Gilberto Fraga de Melo
GILVAN MOTA DE SOUZA
Giordano Ciocheti
Giseli Dalla Nora
Giselle Watanabe Caramello
giulia vitoria espindola dalloglio
Glamis valeria Bullo Nunes Miguel
Gláucia Maindra da Silva
Glaucilene R. S. S. Oliveira
Glauco Copeck Santos
Gleice Máira Alves
Grace de Oliveira Santos
Graciane Regina Pereira
Graciella Watanabe
Graziele Vellar Marchese
Grazzielle Zacaro
Greiciele VitorSantos da Paz
GUSTAVO FERREIRA DA COSTA LIMA
haya del bel
Heitor Queiroz de Medeiros
Helder Sarmento Ferreira
Helena Maria Maltez
Heliete Maria Castilhos Karam
Helio Beiroz Imbrosio da Silva
Hélio Caldas
Hellon Dellyson
Helmwige Waeny
Heloisa Mota
HERMAN OLIVEIRA
Hermes Cipriano de Oliveira
Hugo Quintanilha
Iasmim Padilha Raimundo
Igor José Botelho Valques
Igor Velho de Souza
Ilana Vitória Leal Pina
ilvana piamolini
Inácio José Werner
INDIRA RAMOS GOMES
Inês Gonzaga ZATZ
Inês Tourino Teixeira
IRACEMA MARIA CERUTTI
Iracenir Andrade dos Santos
irene carniatto
Irineu Tamaio
Isabel Carvalho
Isabel Georgina Patronis Dominguez
Isabelle Blengini
Isaura Nedochetko da Silva
Isis de Palma
Isis Lima Soares
Ismar de Oliveira Soares
Itamar Camaragibe Lisboa Assumpção
Itamar jorge Colombo
Ivana Brito
Ivete Teresinha Luciano de Antoni
IVO DICKMANN
Ivone Chaves de Oliveira
Ivy Frizo
izabel cristina machado
Izabela Santos
Jacqueline Guerreiro
Jacy Ferino Da Rocha
JADER ALVES DE OLIVEIRA
Jaécio Matos
Jaelson de Oliveira Castro
janaína de fátima chudzik
Jandira Liria Biscalquini Talamoni
Jane Maria Vilas Bôas
Janete Duarte Rogoski
Janete Silva Hackl
Janete Therezinha Buzzi
jaqueline alonso dos santos
Jaqueline Maria Alexandre Weiler
Jaqueline Salazar Araujo
Jefferson de Meneses Barreto
Jefferson Sooma
Jenifer Virgino Dos Santos Xavier
JERUSHA MATTOS CAMARA
JÉSSICA BRUNELLO FERNANDEZ
Jéssica Da Matta
Jéssica da Silva Gaudêncio
Jéssica de Andrade
Jessica Palharini Castanharo
Joana Guilares de Aguiar
Joanatan Fernandes Rocha Reis
João A. S. Sé
João Andrade
João Batista de Albuquerque Figueiredo
João Damasio Guarani Kaiowá
João Eduardo Tavares Ferreira
João Inácio Wenzel
João Luiz Monti
João Malavolta
João Paulo Mello Amaral
João Walker Damasceno
JOAQUIM JOSÉ MARQUES RAMOS PINTO
Jocileide Cardoso
Joe Marçal G Santos
Jorge Amaro
jorge brandão m de souza
Jorge Sobral da Silva Maia
José Carlos de Oliveira Matta
JOSÉ CARLOS MAIA ROCHA DA SILVA
jose carlos valença
José Luís Meneghetti
José Matarezi
José Matos dos Santos Júnior
José Reinaldo Pereira
Joselaine Aparecida Ribeiro Filgueiras
Joselita Santos
joseph weiss
Josi Nunes Valiati
Joviniano Pereira da Silva Netto
Juan Carlos Vázquez Cid
juarez martins rodrigues
Julia Coronel
Julia da Silva Vilela
júlia favaron magoulas
Julia Forlani Utsunomiya
JÚLIA NAZÁRIO DE ABREU CAVALCANTI
Júlia Teixeira Machado
juliana de toledo
Juliana Pereira Zanon Reis
Juliana Rosin
Juliane Botelho Ricaldes
Juliane Gaviolli
Juliano Roberto da Silva Raramilho
Júlio Monteiro
Júlio Valério Neto
Junior Cesar Mota
jurandy dos santos souza
Juvenal Marques Luiz Junior
KALINE DE ARAÚJO RODRIGUES
KAREN COSTA OLIVA
Karen Triacca
Karina Rodrigues
kariny barroso
Karla Domingos
KATIA GONÇALVES CASTOR
Kelly De Marchi
KELY REGINA LEMOS
Kêmeli Mamud Godoi
Kenya Ricarte
laiane cristina da silva
Lais Ribeiro Paleari
Lais Ruiz
Lakshmi Juliane Vallim Hofstatter
Lara Bavaresco
larissa artmann nunes
Larissa Vilela
Laura Cristina Ferreira
Laura Regina Leal
Laura Trajber Waisbich
Lauro Raphael Dutra
Lavínia Adriana Soares Bomsucesso
Law Castro
Leandro dos Reis Oliveira
LEANE AMARAL
leda noemi mendes
LEE ELIETE A R F LACERDA
Leen Suzanne Fons Gillis
Léia Hegeto
leila chlaub martins
Lenira Eloina Coelho de Souza
Leo Santos
Leonardo da Silva Ferreira
Leonardo Fittipaldi Torga
Leonardo Luis Saes da Silva
Leonardo Palloni Accetti Resende
leonardo sampaio
Leonardo Seneme Ruy
Letícia Da Silva Borba
Letícia de Luca Wollmann Saldanha
Letícia Fernandes
Lia Marques Luiz dos Santos
Lia Teixeira
Liana Marcia Justen
Liane Biehl Printes
Lidia Yokoyama
Lidiane Monteiro Cunha
Liége Mariel Petroni
Ligia Savioli
Lila Almendra Praça
Lilian Cordeiro
Lilian Cruz
Liliana
Lindinei Porto
LÍVIA FEIJÓ PORTELA
Lizete Maria Orquiza deCarvalho
Liziane Lemos Mattiello
Lótus Maris de Souza Reuben
Louise Danielle Souza da Silva
Luana Cristeli Sena
Luana Martins Sorrentino
Luana Santos Nogueira
Luanna Guimarães
LUCIA CARMEN DE OLIVEIRA
Lucía Copelotti Guedes
Lucia Helna da Silva
Lucia Shiguemi
LUCIA SHIGUEMI IZAWA KAWAHARA
Luciana Akeme Sawasaki Manzano Deluci
Luciana Aranda Barrozo
Luciana Arutim Adamo
Luciana da Silva Moraes
Luciana Dall'Agnol
Luciana de Jesus Jatobá
Luciana Fernandes
luciana marques de souza ferraz
Luciana Mello Ribeiro
Luciano Felix
Luciele Comunello
Lucília M. M. Tremiliosi
Lucimar Teixeira
Lucio Cardozo-Filho
Lucylanne oliveira da silva
Ludmila Maria Moreira LIma
Luelena Cunha
luis fernando pereira rodrigues
Luis Gustavo Sousa Sguissardi
Luisa Dias Brito
Luiz Afonso Vaz de Figueiredo
Luiz Alves da Silva
Luiz Edmundo De Carvalho Alves Júnior
Luiz Fernando Maia
Luiz Gonzaga Resende Bernardo
LUIZ MARCELO DE CARVALHO
Luiza Helena Dalpiaz
Lusiani Zanuzo
Magali Christe Cammarota
Magali Feldmann Piovezan
Magda Lobo
Malu Massucato
Manoel Eduardo Tavares Ferreira
Manoel Sérgio de Oliveira Neto
Manuela Silva
Mara Lúcia Figueiredo
Marcela Peruzzo Moritz
MARCELLA LAGUNA FAZAN
marcella viglioni terra
Marcelo Barreto
Marcelo Gules Borges
Marcelo Hector Sabbagh Haddad
Marcelo Merten Cruz
Marcelo Silva
Márcia Abrahão Moura
marcia alves dos santos
Márcia Radaieski Cunda
Márcia Regina Carlon
Marcia Rejane Riccionoi de Melos
Márcia Rodrigues Garcia
Marcia Tiemi Saito
MARCIA VILLACA ANDRY
Marcio Ghizzo
Marcio Henrique Pereira Ponzilacqua
Marcio Lima Ranauro
Márcio Mendes Rocha
Marco Antonio Dalama Gonzalez
marco antonio sampaio malagodi
Marco Aurelio Correa Castiglia
Marco Rogério Pignatari
Marcos Barreto de Mendonca
Marcos Roberto Pinheiro
marcos Sorrentino
Marcos Villaça
Marcus Machado Gomes
Marcus Magno da Fonseca Pinto
Mari Aurora Favero Reis
Maria Alice Martins de Ulhôa Cintra
Maria Angélica Moura de Souza
maria antonieta nunes de mello
Mariá Aparecida de Lima Cardoso
Maria Aparecida de Oliveira Hinsching
Maria Aparecida Rezende
MARIA ARLETE ROSA
Maria Carla Santana de Arruda
Maria Cecilia Jordão
Maria Cristina Nascimento Vieira
Maria da Penha Kopernick Del Maestro
Maria das Graças da Silva
Maria de Fatima A. Lima
Maria de Lourde Spazziani
maria do carmo padoan
Maria do Carmo Pereira Mourao
MARIA DO ROSÁRIO DO NASCIMENTO RIBEIRO ALVES
Maria do Rosario Maciel S. de Freitas
maria do socorro silva
Maria dolores campos rebollar
Maria Doralice Da Silva Silva
Maria Dulce de Resende Oliveira
maria elena olivares
Maria Elizabete Nascimento de Oliveira
maria ermelinda roque de matos
Maria Fernanda Magioni Marçal
maria henriqueta andrade raymundo
maria ignes vasconcellos guimaraes de medeiros e albuquerque
Maria Isabel de Carvalho
Maria Izabel Birolli
Maria João Saraiva Duarte Vieira
Maria Lucia de Campos Angerami
Maria Luísa Bonazzi Palmieri
MARIA PARDINI
Maria Rita Avanzi
Maria Salete Kostecki Zatycko
Marialva Oliveira da Costa
Mariana de Souza Lima
Mariana Feiteiro Cavalari
Mariana Klein
Mariana Paz Magalhães de Souza
Mariana Rocha Soares
Mariana Torres Behr
Marilda Alves Campolina
MARILEIA TAIUA DE OLIVEIRA PERUARE
Marília Carnhelutti
Marília Carnhelutti
Marília Costa Dias
Marilia Freitas de Campos Tozoni Reis
marilia magalhães de sousa
Marilúzia Souza
Marilza José Lopes Schuina
Marina Battistetti Festozo
Marina Castro
Marina Geraldi
Marina Luna da Silva Sacchi
marina reina gonçalves
Marina Silveira
Marina Strachman
Marinésia Decândio Freitas
marino elígio gonçalves
Mário Jorge Cardoso Coelho Freitas
Marisa Braga
Marisa Heredia
Marisa Sartori Vieira
Maristela Romano
MARISTELLA APARECIDA CORREA
Mariza Braga Goulartb da Silva
Marlene Clemente
Marllon da Silva Nogueira
Márlon Caetano Ramos Pessanha
Marluce Santos de Carvalho Nino
Marson Bruck Warpechowski
Marta Kawamura Gonçalves
Marta Mattos
Marta Vigil
Martha Tristão
maura da silva monteiro raulino
Mauricio Compiani
maurizio sacchi
mauro alves bonfim
Mauro De Bonis Almeida Simões
Mauro Gleisson
Mauro Guimarães
Mauro Soares
Max David Yamauchi Mansur Levy
Mayla Willik Valenti Roese
Mayra Jankowsky
Michel Maranho
Michèle Sato
Michelle Tatiane Jaber da Silva JABER
Michelle Zattoni
MIGUEL ALOYSIO SATTLER
Mikaelly Batista da Silva
Miriam Prochnow
Mírian Bentim
moema viezzer
Mônica Pilz Borba
Monica Simons
Morgana Flores Bobsin
Moysés Dantas
muna ahmad yousef
Nadia Fontes
Nadja Valéria dos Santos Ferreira
Naiara Moreira Campos
Natacha Parramon Brenner
Natalie Andreoli
Natasha Kauer Machado
Natiele Cardoso Foss
Neide Silva Castro
Nélida Lilian Pereira
Nelise Carbonare
Nelma Baldin
Neusa Beatriz Fabrizzio
Neusa Helena Rocha Barbosa
neusa oliveira
nilceliojiahui
Nilza Eigenheer Bertoni
Nyara Santos
Nylce Jucá
NYLMARA VAZ CONDUTA
Ofélia de Queiroz Fernandes Araújo
Olavo MAchado
Othon Henry Leonardos
Pâmela Mara de Oliveira
Parquescola Urbano
Patricia Carvalho Nottingham
Patrícia Lima Ortelhado
PATRICIA LOPES
Patrícia Louro
Patricia Maggi
Patricia Mousinho
Patricia Otero
Patricia Pereira Lameu
Patricia Ramos Mendonça
Paula Andrade Costa Nogueira
Paulo Cesar Moreira Santos
Paulo H A Guimarães
Paulo José Penalva Mancini
Paulo Marco de C. Gonçalves
Paulo Roberto Albernaz Millioti
Paulo Roberto castella
Paulo Roberto de Figueiredo Souto
PAULO SÉRGIO DE AMORIM PARANHOS
Paulo Sérgio Do Nascimento
Paulo Takeo Sano
Pedro Canísio Schroeder
Pedro Freitas de Carvalho
Pedro Roberto Jacobi
Pedro Viana filho
Pérsio Scavone de Andrade
Presley Xavier de Sousa
Pricila Munhoz Carneiro
PRISCILA MONTEIRO BARBOSA VIEIRA
Rachel Trajber
Rafael Francisco Alves
Rafael Henrique Zerbetto
Rafael Nunes Braga
Rafael Pereira Oliveira
Rafael R. Dalssotto
Rafaela Regina de Lima Custodio
Raimunda Montelo Gomes
Raimunda Nonata Fortes Carvalho Neta
Raquel da Rosa
Raquel Fabaine Mafra Orsi
Raquel Marques
Raquel Porto
Rayana Kallyne Arruda da Silva
Regina Aparecida Silva
Regina Barbosa de Carvalho Reis
Regina Celi do Carmo Rezende
regina gomes sodré
Reginaldo Araujo
Reinaldo Araújo Gregoldo
Reinaldo José Caruso
Reinaldo Zuardi
Rejane Pieratti
Renata Priscila da Silva
RENATO ARAÚJO TORRES DE MELO MOUL
Renato Fagundes Carvalho
Renato Hilário dos Reis
Renato Pinheiro Dorte
Resiere Morgado Júnior
Ricardo Antunes de Sá
RICARDO BITTENCOURT DE OLIVEIRA
Ricardo Botelho Tostes Ferreira
Ricardo Harduim
Rita de Cássia Bernardo Mendonça
rita de cássia rodrigues carmo
Rita Paradeda Muhle
Rita Silva
RITA SILVANA SANTANA DOS SANTOS
Roberta Luzzi
Roberta Salim Menezes
Roberta Simonetti
roberto carlos
Roberto Luiz Mendes
Roberto Tadeu Vaz Curvo
Roberto Wagner Rocco
Rodolfo Antônio de Figueiredo
Rodrigo Almeida
Rodrigo Avila Colla
Rogerio
Rogerio Moreira Diniz
Romário Guarani Kaiowá
Ronaldo Freire Andrade
Ronaldo Santana
Rosa Izabel Ajala
Rosa Maria Feiteiro Cavalari
Rosana Krug
ROSANA LOURO FERREIRA SILVA
Rosana Martins Dantas
Rosane Gonçalves
Rosangela Assel
Rosângela Azevedo Corrêa
Rosangela Karpinski
Rosani Borba
Rosaura Karpinski de Almeida
Roseana Nicolau
Rosemery Moura
Rosina Forteski
Rosires Capuchu da Costa Ribeiro
Rozimá Tenorio de Araujo
ruane laiany lima almeida
Rubens Chagas
Ruy Dias
Sabrina dinora santos do amaral
Sabrina Mieko Viana
Sabrinah Terezinha
Samira Martins Pereira
Samuelo Macarini
sandra leite goes
Sandra Lilian Silveira Grohe
sandra marcia leite andrade
sandra marina de almeida ferreira
Sarah Fernandes de Freitas
Sarah Lima de Almeida
Sebastião Guedes da Silva
selma gomes ferreira leite
Semiramis Biasoli
Sérgio Luís Boeira
SERGIO LUIZ COSTA BONECKER
Sérgio Ribeiro
SEVWERINO SOARES AGRA FILHO
Shaula Maíra Vicentini de Sampaio
Sibeli Colere
Sidnei Pereira da Silva
Silvana Athayde Pinheiro
Silvana Guerra
SILVANA PRIOSTE MORO
SILVANA SCHREIBER GESING
Silvane dalpiaz do carmo
Silvanir Lima dos Santos
Silvano carmo de souza
Silvia de Carvalho Midei
SILVIA LETICIA SILVA DA SILVA
Silvia Nunes
silvia regina stuchi cruz
Simone Aparecida de Moraes
simone birnfeld figueiredo
Simone Bobsin de Lima Ávila
Simone Fraga Tenório Pereira Linares
Simone Kandratavicius
Simone Kuhnen de Espindola
Simone Lemos Pereira
Simone Pagotto Rigo
Simone Poletto
Simone Portugal
Simone Yara Benites da Silva
solene tricaud
SOLER GONZALEZ
sônia maria dóro quartucci
Sônia Maria Marchiorato Carneiro
Sônia Maria Rosa Day
Sonia Montenegro
Sonia P catenne
Sonia Palma
Soraya rodrigues midlej
Stela Raupp Schwanck Motter
Sthefanie Souza
Sueli Abad
SUELI CRISTINA ANGELA
Suíse Monteiro leon Bordest
Sumaya Gagliano
Tadeu Ribeiro da Costa
Tahyane Macedo
Taiana Brito Nascimento
Taís Buch
Tais Cristine Ernst Frizzo
TALITA LOCATELLI
Tamires Zepon
Tarci Parajara
TARCISIO VALERIO DA COSTA
Tayrone de souza alves
Tayrone Felix Ribeiro
Teresinha de Jesus Fidelles de Almeida
Tereza Cristina Gsf
Terezinha Aparecida Moreira
Terezinha da Silva Martins
Thaís Cruvinel
Thais Ferraresi Pereira
Thais Guma Pagel
Thais Lan Paulino do Nascimento
Thaisa Lopes Martins
THALITA BRANDÃO SOUZA DE ALMEIDA
Thamires Corga
Thiago Martins de Melo
Thiago Nascimento Silva
Thiago Rezek Matsumoto
THIAGO SOARES RODRIGUES
Tiago Birck
Tiago Gonçalves Piekney
Toni Ormundo
Uiara silva
Valéria Crivelaro Casale
Valeria Ghisloti Iared
Valquiria Carvalho
VALQUIRIA DE CARVALHO AZEVEDO
Vanda Helena Teixeira
Vanderlise Machado Barão
Vandré Barbosa Brião
vanessa cordeiro
Vanessa De Santis
Vanessa Leal
Vanessa Marcondes
Vânia Márcia Montalvão Guedes Cézar
Vânia Silva
Vanice Santiago Fragoso Selva
Vera Lúcia Staub
VERA MARGARIDA LESSA CATALÃO
Vera Maria Facchin Schio
VERA REGINA SCHAAB
Veronica Lima da Fonseca Almeida
Victor de Araujo Novicki
Vilson Selle
Vinícius Pinheiro Palermo
Vitor Gayger Dias
Vivian Battaini
Vivian Separovic
Viviane Vazzi Pedro
Wagner nei kaizer severo
Walter josé rodrigues matrangolo
Wesley Ruan Sofientini
Wilma Montagnolli
Yára Christina Cesário Pereira
Yara maria dos santos pedroso
Yara Maria Garbelotto
Yara Meira Magalhães
YOLANDA SHIZUE AOKI
Zelik Trajber
Zemilda do Carmo Weber Nacimento dos Santos
Zulma Alves Dias leal
Zulmira Cristina Ferreira da Rocha
Zysman Neiman


Assinaturas até dia 31/03/2014


  1. Actualização #1 Aumentando as assinaturas e pressão pela Educ.Amb.

    Criado em terça-feira, 1 de abril de 2014

    Prezado / prezada assinante do Manifesto pela Sustentabilidade e Educação Ambiental no PNE. Provavelmente nesta quarta-feira (02/04/2014) o PNE será votado na Comissão Especial da Câmara para depois ser encaminhado para o Plenário. A proposta do relator está se configurando como a melhor opção no momento, principalmente por definir a aplicação de 10% do PIB para a EDUCAÇÃO PÚBLICA. É muito importante pressionar os deputados e deputadas para que apresentem alternativas para a ausência da educação ambiental no PNE. Um aspecto demonstrado em recente entrevista do relator é a falta de conhecimento dos deputados e deputadas quanto a abrangência, perspectiva e contribuição da educação ambiental para a formação de cidadãos e para suas relações em sociedade e desta com o ambiente. No momento, um procedimento interessante é enviar msg para o “fale conosco da Câmara” no endereço: http://www2.camara.leg.br/participe/fale-conosco com textos tais como: “Prezados Deputados e Prezadas Deputadas Manifesto minha indignação pela ausência da Educação Ambiental e das preocupações com a sustentabilidade socioambiental no Plano Nacional de Educação. Solicito urgentes e efetivas providências para reparar esse equívoco extremamente prejudicial à sociedade brasileira.” (Obs.: Fique a vontade para aproveitar tal texto para produzir o seu.) Nosso Manifesto já possui mais de 1000 assinaturas, sendo quase 100 de redes, instituições, instâncias, entidades, grupos e outros coletivos. Continuamos recebendo assinaturas de indivíduos e instâncias coletivas no endereço: http://www.peticaopublica.com.br/pview.aspx?pi=manifesto-ea-pne Saudações, Dr. Antonio Vitor Rosa / LAIFE-DEDIC-FFCLRP-USP REBEA , RUPEA, REPEA, Coletivo Educador Ipêroxo





Qual a sua opinião?

O atual abaixo-assinado encontra-se alojado no site Petição Publica Brasil que disponibiliza um serviço público gratuito para todos os Brasileiros apoiarem as causas em que acreditam e criarem abaixos-assinados online. Caso tenha alguma questão ou sugestão para o autor do Abaixo-Assinado poderá fazê-lo através do seguinte link Contatar Autor
Já Assinaram
1.064 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine o Abaixo-Assinado.

Outros Abaixo-Assinados que podem interessar