Faculdade de Medicina do Norte do Paraná
Para: Doutor Aloízio Mercadante Oliva, Digníssimo Ministro da Educação
Jacarezinho, 3 de dezembro de 2013.
A Sua Excelência o Senhor
Doutor Aloízio Mercadante Oliva
Digníssimo Ministro da Educação
Brasília - DF
Excelentíssimo Senhor Ministro,
Tem circulado em nossa região – Norte Pioneiro do Paraná – notícia de que seria criado um curso de Medicina, via Universidade Federal do Paraná, no município de Cornélio Procópio. As informações, via de regra, são confusas, incompletas ou manipuladas politicamente, o que nos levou a elaborar a presente petição.
A população de jacarezinhense está curiosa em conhecer os motivos que – no caso de a notícia ser verdadeira – teriam levado o governo Dilma Rousseff a tomar essa decisão.
Jacarezinho, reconhecida como Pólo Estudantil da região, abriga a Reitoria da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), campus com três Centros de Estudos – inclusive com curso na área de Fisioterapia e o melhor curso de Direito do Estado -, além do Instituto Federal do Paraná, cujo campus está em fase de implantação após quatro (4) anos de atividade.
Jacarezinho sedia o Consórcio Intermunicipal de Saúde do Norte Pioneiro, onde atende à população de dezenove (19) municípios, e tem na Santa Casa de Misericórdia um hospital de referência regional do Sistema Único de Saúde (SUS). Este é o breve resumo.
As ações governamentais, sabemos todos, devem sempre estar baseadas em atos formais, justificados por estudos de viabilidade, projetos, informações, números, publicidade, transparência.
Isto posto, solicitamos a Vossa Excelência a divulgação dos atos formalizados pela Administração Pública Federal em relação à criação de um novo curso superior de Medicina no estado do Paraná, a fim de que possamos saciar a curiosidade de um povo ansioso pelo seu desenvolvimento socioeconômico proporcionado por uma educação pública, gratuita e de qualidade.
Atenciosamente,
Homero Pavan Filho
Secretário Municipal do Comércio, Indústria, Turismo e Serviços de Jacarezinho
Seguem assinaturas: