Abaixo-assinado A FAVOR do METRÔ em Higienópolis
Para: Governo do Estado de São Paulo
ABAIXO-ASSINADO A FAVOR do METRÔ em Higienópolis
Recentemente, uma minoria de moradores do Bairro de Higienópolis se mobilizou “contra o Metrô” e exerceu pressão sobre o Governo do Estado, que resultou no cancelamento do projeto da Estação Angélica. Esta “ação” se baseou na alegação de que o metrô traria “maconheiros”, “camelôs“ e “gente diferenciada” para a região.
O propósito desse manifesto é destacar para a cidade e para o Governo que mesmo que essa mobilização representasse a visão dos moradores de Higienópolis (o que não ocorre), um bairro não é legítimo para decidir sobre os rumos do transporte público em nossa cidade.
Uma decisão relacionada à construção do metrô em Higienópolis só será legítima se ouvidos todas as “partes interessadas”: (i) uma parcela representativa dos 35.000 moradores do Bairro de Higienópolis; (ii) uma parcela representativa das milhares de pessoas que trabalham/estudam no bairro diariamente; (iii) uma parcela representativa dos habitantes da cidade que enfrentam diariamente trânsito caótico e poluição.
São Paulo, na sua condição de um dos principais pólos econômicos e culturais do Brasil e do mundo, deve planejar seu crescimento buscando o desenvolvimento sustentável e o aumento de seu nível de democratização, em todas as esferas.
Nesse cenário, o metrô é peça-chave: é um transporte limpo, rápido e eficiente, que reduz o trânsito e a poluição, valoriza os imóveis da região e a cidade como um todo.
Se o Governo do Estado é tão sensível ao apelo da população, vamos mostrar que a cidade de São Paulo acredita e está disposta a defender um futuro mais sustentável e uma cidade mais democrática. O direito ao “isolamento” de poucos não pode se sobrepor aos direitos ao transporte e ao meio ambiente de muitos.
Convido todos a assinarem o presente abaixo-assinado a FAVOR do METRÔ em Higienópolis