Unificando forças por uma gestão Democrática, Competente e Inclusiva. Um manifesto à comunidade acadêmica da UERN!

Para: Comunidade Acadêmica da UERN

Mesmo que este seja um tempo sombrio, ainda assim nada nos impede de lutarmos para descerrar a cortina de fumaça que nos tira o ar dos pulmões e turva nossa visão. Ainda que estejamos cansados de tantas batalhas, a maioria perdida, resistimos e, de novo, nos dispomos à luta, porque não gostaríamos de estar no lugar de quem as venceu, como nos legou franca e abertamente, o velho Darcy Ribeiro.

A memória das batalhas que travamos nos impõe neste momento uma reflexão para a ação. Neste ano de 2020, abalados pela pandemia, fizemos da luta pela democracia dentro da UERN nossa ação de cada dia. Lutamos contra a imposição de um projeto de ensino remoto que não considerava as condições adversas do próprio ensino e as particularidades de uma enorme fração de estudantes. Lutamos bravamente contra o fim da democracia na UERN, materializado na aprovação da lista tríplice para eleição de chefe de departamento.

Nós que formamos a comunidade acadêmica – professores/as, técnicos/as e estudantes – nos aproximamos de um momento importante para a nossa vida universitária. No próximo ano, a eleição para a reitoria da UERN nos põe diante da possibilidade de definirmos qual universidade queremos construir.

Diante dessa tarefa histórica, estivemos a pensar, dialogar e discutir um projeto de gestão democrática que, efetivamente, respeite a pluralidade e promova a inclusão social. Chegamos ao ponto inequívoco em que as decisões devem ser tomadas com coragem e sabedoria.

Os nomes do professor Adalberto Veronese e da professora Maria José Souza Vidal, como pré-candidatos, são por nós apresentados à comunidade acadêmica, com o respeito devido e a justa convicção de que honrarão cada proposta assumida.

Manifestamo-nos em defesa do professor Adalberto Veronese e da professora Maria José, alicerçados no fato incontestável que não são pré-candidatos de si mesmos, mas de um amplo coletivo no qual se inserem membros de todos os segmentos que teimam em fazer da UERN uma instituição de grande valor para a sociedade norte-rio-grandense, com o desafio de soterrar as amarras políticas conservadoras que a impedem de avançar.

Mossoró, 07 de dezembro de 2020.

Assinam: