Todo ano o Ministério da Educação distribui milhões de livros para as escolas públicas no Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). Infelizmente, livros de música ainda não são entregues para nossas crianças.
Neste momento o Ministério está colhendo sugestões para os livros que serão distribuídos aos alunos, então esta é a hora de sugerir que os livros de musica sejam inclusos!
Se você acha que a educação musical é importante pois trás benefícios para as crianças (aumento da socialização, da concentração e do raciocínio analítico) apoie esta causa.
Sem livros de musica, a educação musical nunca irá se tornar realidade!
Para expressar seu apoio é muito importante que você copie o texto abaixo e envie por email para
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Estimados(as) Senhores(as),
Tendo em vista que o Ministério da Educação, através do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, distribui livros didáticos para os alunos de todas as escolas publicas do Brasil com o Programa Nacional do Livro Didático – PNLD, vimos por meio desta comunicação relatar nossa solicitação de que seja prevista a aquisição de livros específicos de musica, de acordo com a fundamentação a seguir.
Em primeiro lugar, musica é um componente especifico dentro da educação artística. Esta expressão artística conta com uma formação docente especifica (Licenciatura em Musica), possui legislação especifica (lei 11.769/2008), e o Conselho Nacional de Educação (Parecer CNE/CEB 12/2013) já se manifestou atestando a necessidade de uma qualificação dos docentes.
Em segundo lugar, existe uma carência de professores qualificados, e poucos esclarecimentos acerca de como a lei 11.769/2008 deve ser implementada. Desta forma, apresenta-se uma dificuldade em gerenciar o ensino de musica, principalmente quando se tenta empregar professores especializados nesta disciplina.
Embora seja sabido que existe um numero insuficiente de professores com tal formação para a demanda existente, o conteúdo de musica, ao ser ministrado dentro de uma disciplina mais abrangente, como a de artes, gera uma dificuldade de gerenciamento: um professor de musica torna-se pouco qualificado para ministrar a disciplina mais geral, e o professor de artes também mostra pouco domínio dos conhecimentos e habilidades específicos.
Parte da rede de ensino adotou a alternativa de segmentação das artes de acordo com os anos. Isto busca aproveitar o professor especialista em sua área de domínio. Outra saída tem sido a criação de uma disciplina especifica para a musica.
Entretanto, ao se apontar no edital do PNLD apenas a aquisição de livros gerais de artes, anula-se a possibilidade de se adotar qualquer uma destas soluções, que busca justamente a melhora da qualidade de ensino através de profissionais melhor qualificados.
Em terceiro lugar, a musica tem uma linguagem especial. Isso se apresenta não apenas nas partituras, cifras, tablaturas, sistemas de dedilhado e notações não convencionais, que requerem um conhecimento especifico do professor.
Os novos recursos tecnológicos trazem a possibilidade de se emitir sons, simular instrumentos musicais, de se compor musica com ferramentas de criação que podem ser facilmente utilizadas por professores e alunos. São recursos bastante particulares ao mundo da educação musical, e que se aliam a outros mais gerais, como animações e jogos para se apresentar conteúdos e desenvolver habilidades.
Tais recursos digitais procuram suplantar os principais desafios para se viabilizar a educação musical de qualidade em escala nacional: carência de professores qualificados e falta de infraestrutura. Eles são, entretanto, onerosos. Se forem disseminados nos vários anos do ensino de artes, o custo global será, pela lógica, significativamente maior. Livros dedicados a musica podem, portanto, reduzir efetivamente o gasto público.
Defende-se então que o Programa Nacional do Livro Didático – PNLD também inclua a aquisição e distribuição de livros didáticos de música. Não se trata de invalidar os livros de arte, gerais, e que possivelmente incluam o componente musical. Trata-se de expandir o leque de opções, para que as localidades que desejem adotar um material especifico de musica também possam fazê-lo.
Com esta medida, a educação como um todo sairá fortalecida e nossos alunos serão realmente beneficiados com uma educação musical de verdade.