Abaixo-assinado Manifesto pela criação da Casa da Cultura Negra na USP

Para: Governador e Deputados Estaduais de São Paulo e Reitoria da Universidade de São Paulo

Pedimos o seu apoio para que o Núcleo de Consciência Negra (NCN) conquiste o reconhecimento da Reitoria da Universidade de São Paulo e que esta nos conceda a autorização de uso do espaço que ocupamos há 26 anos para lutar contra o racismo e por inclusão sócio-étnico-racial da população negra.

A Casa da Cultura Negra será o espaço do Núcleo de Consciência Negra na USP.

A criação do NCN ocorreu em 13 Maio de 1987 através da auto-organização de funcionários, professores e estudantes da USP, que começaram então a fazer política a partir desta entidade do Movimento Negro, nascida dentro da USP.

Consolidamos nossa atuação política na Universidade com uma vitoriosa ocupação, que viabilizou criar o 1ª Curso Pré-Vestibular para Jovens Negros do Estado de São Paulo, e que continua em atividade até os dias atuais. Além do ‘Cursinho’ noturno e diurno, o Núcleo realiza inúmeras atividades políticas, educacionais, acadêmicas e culturais dentro da USP, dentre elas destacamos: o Centro de Estudo de Idiomas (CEI), os debates e seminários sobre a história, demandas e cultura afro-brasileira.

Nossa dificuldade de manutenção do barracão é histórica, pois a USP, ao longo dos nossos 26 anos de existência, sempre mostrou-se contrária à existência de uma associação autônoma com o perfil reivindicatório que temos, dentro de seus muros.

Desde sua fundação, o NCN cumpre um papel agregador entre ativistas da causa pelos direitos civis da população negra. Em seus 26 anos de (r)existência, o NCN sempre defendeu a necessidade de reparações históricas e a implementação de ações afirmativas para a população negra e, nunca deixou de mostrar à sociedade a contribuição da cultura afro-brasileira na formação do nosso país. A reitoria da USP decidiu negociar um Convênio conosco, mas até o momento não sinalizou onde pretende colocar o NCN e nossos projetos político-sociais.

Reivindicamos a criação da “Casa da Cultura Negra da USP”, pois temos uma vasta história dentro da USP, somos numericamente a maioria da população brasileira, mas ainda uma minoria política que não descansará enquanto não tiver seus anseios e direitos de inclusão, plenamente atendidos.

Assine nosso Abaixo-Assinado e some na luta!

Abaixo-assinado Manifesto pela criação da Casa da Cultura Negra na USP, para Governador e Deputados Estaduais de São Paulo e Reitoria da Universidade de São Paulo foi criado por: Núcleo de Consciência Negra na USP.
1.041 Pessoas