Odontologia do Sono como uma Especialidade.

Para: Conselho Federal de Odontologia

Dentre os mais de 80 distúrbios do sono catalogados destaca-se, não só pela prevalência, mas também pelas graves repercussões, a síndrome da apneia obstrutiva do sono (SAOS) (Grote, 2019). A SAOS caracteriza-se pelo bloqueio da orofaringe devido ao deslizamento posterior da língua com o consequente bloqueio da via aérea superior e restrição do fluxo respiratório.

O tratamento da SAOS envolve abordagem multidisciplinar especializada, integrando médicos, dentistas, fisioterapeutas e fonoaudiólogos, observando-se para isso, a importância da qualificação dos mesmos.

A odontologia do sono teve início na década de 80, com as primeiras publicações acerca de aparelhos intraorais criados por cirugiões-dentistas e lançados como alternativa ao CPAP e às propostas cirúrgicas. O dentista do sono atua no tratamento dos distúrbios respiratórios do sono: ronco, síndrome de resistência de vias aéreas superiores, síndrome da apneia obstrutiva do sono, bem como no bruxismo do sono, além do tratamento de crianças respiradoras bucais e com desordens respiratórias do sono.

Na atualidade a Odontologia do Sono brasileira é mundialmente reconhecida, contribuindo para o desenvolvimento da Medicina do Sono e oferecendo à população alternativas acessíveis de tratamento.

Diante do exposto entende-se como necessário que a formação do dentista do sono se inicie durante a formação acadêmica por meio dos conceitos básicos envolvendo o sono, sua fisiopatologia, as desordens respiratórias, o diagnóstico diferencial e alternativas terapêuticas para a SAOS. Para que o dentista se qualifique apropriadamente com o objetivo de tornar-se membro de uma equipe de tratamento multidisciplinar, salienta-se a importância de cursar uma pós-graduação, pleiteada como especialização, onde se aprofundará na leitura dos diversos tipos de polissonografias, dominará o diagnóstico e o manejo dos aparelhos disponíveis, será apto a realizara gestão dos efeitos colaterais e comorbidades associadas e o acompanhamento de seus pacientes.

Tendo em vista as características diferenciadas da Odontologia do Sono e de sua importância no contexto geral da saúde do brasileiro solicitamos o apoio do CFO no sentido de reconhecimento da prática como especialidade.

*******
Representantes:
CROs do Acre, Alagoas, Amapá, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Roraima, Santa Catarina, São paulo, Sergipe, Tocantins, Distrito Federal e ABROS (Associação Brasileira de Odontologia do Sono)