Abaixo-assinado Pela mudança nas normas acadêmicas de formatura da Universidade Federal do Pampa.

Para: Magnífica Reitora da Universidade Federal do Pampa

A comunidade acadêmica da Universidade Federal do Pampa solicita por meio deste maior flexibilidade da Reitoria em relação às normas de formatura, permitindo uma participação mais ampla dos alunos na revisão das mesmas. Desde nosso ingresso em um curso superior sonhamos com o momento da formatura e gostaríamos que este fosse um momento de realização, que pudéssemos ouvir uma música que representa algo especial, que a voz do nosso cantor preferido pudesse emocionar os presentes como nos emociona e que o nome dos nossos pais fosse entoado juntamente com o nosso antes de recebermos nosso título, pois nossos pais sonharam com este momento junto conosco e reconhecemos que esta não é uma realização somente nossa, que a presença e ajuda deles é de extrema importância para a nossa conquista. Assim, gostaríamos de gozar da liberdade de escolher uma canção não somente instrumental, mas vocalizada e que na apresentação do formando, antes de receber o título, além do nome da cidade (como já ocorre hoje) nossa filiação seja anunciada.