Requalificação do Parque Natural do Pedroso
Para: Exmo. Sr. Prefeito de Santo André
Trata-se de um lugar maravilhoso pelas riquezas naturais, mas que deixou no passado muitos dos atrativos para lazer. Que delicia seria se volta-se a brilhar com popularidade de antigamente.
Foi em 1944 que o Parque do Pedroso teve a sua fundação através do decreto municipal nº 73, quando uma somatória de glebas com aproximadamente 547 mil m² foram desapropriadas e declaradas a utilidade pública, para as obras de captação e passagem das águas do Ribeirão Pedroso para a estação de tratamento do Guarará.
Em 1970 o Parque do Pedroso passou por uma grande transformação, sendo implantada uma estrutura voltada ao lazer com aproximadamente 14 alqueires com quadras de futebol, basquete, vôlei, bocha e malha, churrasqueiras, quiosques, lanchonete, palco para dança, mini-zoológico, playground e um grande teleférico com 03 paradas, projetado pelo arquiteto Ruy Ohtake.
Em 1998, foi definindo-o como Parque Natural Municipal e posteriormente enquadrado na categoria de unidade de conservação de proteção integral em 2000.
Atualmente, o Parque do Pedroso possui cerca de 842 há ( 8,42 Km²) localizados no Município de Santo André (RMSP), equivalente a um dos maiores Parques Municipais da Cidade de São Paulo.
A sua deterioração foi definida a partir do "esquecimento" ou mesmo descaso da Prefeitura Municipal de Santo André, retirando todos os equipamentos de lazer do parque como pedalinhos, áreas de canoagem, palcos de show e desativação dos três pontos do teleférico, considerado um dos mais longos e modernos da época, levando o parque ao abandono e aproximando os núcleos habitacionais precários, agora, além de pouco conhecido pela população, o parque acaba sendo rotulado como inseguro por muitos.
Tive conhecimento da existencia de um projeto de requalificação do parque, criado pelo arquiteto e urbanista Arthur Ribeiro Molinari, o projeto geraria um ambiente MUITO mais atraente à polulação.
Todo o projeto – incluindo os elementos arquitetônicos, sistemas de drenagem de águas pluviais, iluminação, mobiliários e áreas de adensamentos arbóreos – tem como finalidade propor conforto e segurança aos frequentadores e funcionários, além de proteger a fauna e vegetação já existentes, promovendo assim o uso sustentável dos recursos naturais, a recuperação e preservação da biodiversidade, da fauna e da flora, recursos hídricos e também o patrimônio histórico e cultural, consolidando opções de lazer, contemplação da natureza e proporcionando um número maior de visitantes minimizando assim a degradação do meio ambiente.
Saiba mais sobre o projeto em:
http://www.vitruvius.com.br/revistas/read/minhacidade/16.182/5680
(matéria + imagens do parque e do projeto idealizado)
Veja também o vídeo disponível, lá em cima, junto à foto de capa. Ele mostra como ficaria todo o parque.
O DESEJO DESTA PETIÇÃO É: ATRIBUIR À POPULAÇÃO COM INTERESSE A TAREFA DE SUSCITAR O PARQUE DO PEDROSO AOS OLHOS DE TODOS, ATRAVÉZ DA LUTA POR UMA REQUALIFICAÇÃO DO LOCAL, SENDO QUE, UM MARAVILHOSO PROJETO NÃO FALTA. COM ISSO SERÁ POSSIVEL TRAZER AS BOAS MEMORIAS DAQUELES TEMPOS DE GLÓRIA E REANIMAR O ESPAÇO PARA QUE SURJAM NOVAS HISTÓRIAS.