Abaixo-assinado Sou a favor da PM na USP: sou maioria

São Paulo, 29 de outubro de 2011
Exmo. Sr. Governador do estado de São Paulo, Geraldo Alckmin,
Exmo. Sr. Reitor da Universidade de São Paulo, João Grandino Rodas,
O presente abaixo-assinado pretende demonstrar que a Declaração Oficial do DCE (Diretório Central dos Estudantes da USP) NÃO representa a maioria dos alunos desta Universidade, tampouco a declaração do Ceupes (centro acadêmico do curso de Ciências Sociais) que publicara uma carta de repúdio a atuação da PM no campus no dia 27 de outubro de 2011.
Defendemos sim a permanência da PM dentro do campus, refutando a declaração de João Victor Pavesi como representante dos estudantes em entrevista concedida ao Jornal Nacional na edição de 28 de outubro de 2011.
Desaprovamos o seguinte posicionamento:
“Seguiremos ocupad@s até que o convênio (USP- PM) seja revogado pela reitoria, proibindo a entrada da polícia militar no campus em qualquer circunstancia, bem como a garantia de autonômia nos espaços estudantis, como o Núcleo de Conciência Negra, Moradia Retomada, CANiL_Espaço Fluxus de Cultura da USP, entre outros. Continuaremos aqui até que se retirem todos os processos criminimais e administrativos contra @s estudantes, professores e funcionári@s.
São Paulo, 28 de outubro de 2011.”
que consta no site oficial do DCE:
O escopo de tal abaixo-assinado é o de contestar um posicionamento que está sendo divulgado distorcidamente em relação à maioria dos estudantes da USP para a comunidade externa. Essa maioria entende como incongruente a associação entre a intervenção da PM na área da segurança com qualquer tipo de prejuízo a liberdade de expressão e movimentos sociais.
O órgão que teoricamente deveria apresentar uma função representativa em relação aos anseios dos estudantes em seu conjunto majoritário, na realidade divulga para o âmbito extra-USP ideias e interesses limitados a uma minoria repressora, transformando a voz de uma minoria na voz de uma maioria utópica.
A maioria não é favorável a liberdade do uso de substâncias ilícitas dentro do ambiente universitário, mas sim ao direito de ir e vir, sem danos à própria vida. Direito, aliás, que colabora para uma cidadania saudável. É admirável a desproporção de engajamento entre a manifestação deflagrada por alunos detidos por porte de maconha dentro do campus e a manifestação tímida contra atos de violência contra a vida dentro do mesmo, como o caso do estudante da FEA, vítima de uma criminalidade covarde, entre muitos outros.
Trata-se de um manifesto que tem o interesse de justamente dar voz a opinião da real maioria que efetivamente procura valorizar a oportunidade de usufruir de um direito, o acesso ao ensino superior público de qualidade, que, embora público, infelizmente é interpretado como privilégio de poucos.
Cordialmente,