Abaixo-assinado Igualdade para todos os Residentes do Brasil
Para: Ministério da Educação
Este abaixo assinado tem por objetivo restaurar a isonomia entre os profissionais que cursam Residência em várias instituições e hospitais do Brasil.
Neste mês de julho, somente Residentes formados em Medicina receberam aumento de suas bolsas, sendo que toda a categoria não recebe aumento há três anos.
Todos as áreas profissionais que podem participar de programas de residência multiprofissional e em área profissional da saúde(Biologia, Biomedicina, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina, Medicina Veterinária, Nutrição, Odontologia, Psicologia, Serviço Social e Terapia Ocupacional), segundo a Resolução 287/98 do Conselho Nacional de Saúde, são consideradas áreas da saúde, e todos cumprem a mesma carga horária - teórica e prática - durante o curso.
Portanto, entende-se que todos devem receber o mesmo aumento relativo à inflação e demais aumentos de custos de vida durante estes 3 anos estagnados, e não somente os profissionais formados em medicina.
Um site do governo (http://www.brasil.gov.br/noticias/arquivos/2013/07/01/residentes-recebem-reajustes-em-seus-vencimentos-partir-de-1o-de-julho)anunciou aumento para vários profissionais, mas só publicou em diário oficial a autorização para o repasse aumentado de uma parte dos residentes (revisado para R$ 2.976,26 - PORTARIA INTERMINISTERIAL No-9, DE 28 DE JUNHO DE 2013).
Isso é um absurdo e precisa ser revisto. Todos os residentes que não receberam o aumento, devem recebê-lo retroativamente, restaurando a isonomia perdida.
Divulguem, façam a sua parte.