Abaixo-assinado Pedido de Retificação do Edital do Programa Ciência Sem Fronteiras de 31/07/2012
Para: Representantes do CNPq/CAPES
Caros Senhores e Senhoras,
Vimos, por meio desta, pedir aos órgãos organizadores do programa Ciência Sem Fronteiras (CNPq e CAPES) que retifiquem os editais lançados no dia 31/07/2012 para a graduação sanduíche no exterior. Todos eles contêm em seu item 6.2.2 o seguinte texto:
"Os demais candidatos, ou seja, aqueles com
nota no ENEM abaixo de 600 pontos em exame realizado após 2009, ou sem nota no ENEM,
ou ainda que tenham nota no ENEM obtida em exame anterior ao ano de 2009, terão a
candidatura indeferida."
Este critério foi considerado injusto por uma grande parcela de futuros candidatos por alguns fatores. Entre eles, o fato de não ter sido avisado com antecedência que a nota do novo ENEM seria um critério eliminatório (inclusive, sendo respondido em e-mails, que seria somente critério de desempate). Não houve tempo para que os candidatos se inscrevessem para a prova deste ano e pudessem estar devidamente preparados para o processo seletivo do CsF.
Há um número considerável de alunos que ingresseram no ensino superior antes de 2009 (e não se submeteram ao novo ENEM) e serão prejudicados no caso da haver qualquer concorrência, independente de domínio da língua ou excelente desempenho acadêmico. E, como a próxima inscrição para a prova do ENEM será somente no ano que vem, muitos deles perderão esta oportunidade oferecida pelo CNPq e pela CAPES por excederem o critério de porcentagem do curso concluída.
Em momento algum há objeção ao uso do ENEM como critério para o Ciência Sem Fronteiras, mas pedimos encarecidamente que a utilização deste critério seja postergada para editais futuros, para que todos possam estar devidamente informados e preparados para realizar a prova do ENEM. Desta forma, gostaríamos que houvesse uma retificação dos editais de 31/07/2012.
Contamos com a sua compressão e desde já agradecemos.