Abaixo-assinado em apoio à não privatização da Revista de Saúde Pública

Para: CAPES; CNPQ; USP; CORPO EDITORIAL DA REVISTA DE SAÚDE PÚBLICA

Nós, abaixo-assinados, apoiamos a não privatização da Revista de Saúde Pública, tendo em vista que recentemente seus editores sentiram-se obrigados a instituir cobrança aos autores de R$ 1.500,00 por artigo publicado. Desse modo, apoiamos a revista na busca por outras alternativas de financiamento que não a encontrada, já que a mesma introduz profunda iniquidade, pois desfavorece pesquisadores mais jovens e programas de pós graduação em fase de consolidação, que tem menos acesso a fontes de financiamento flexíveis.
Defendemos a suspensão desta cobrança, ao mesmo tempo que apoiamos a revista na sua busca de fontes públicas de financiamento. Assim, acreditamos que será evitada a introdução de um critério potencialmente nefasto e privatizante em um campo científico marcado pela implicação política, pelo espírito público e pelo compromisso com a resolução dos problemas de saúde de nossa sociedade como é o campo da Saúde Coletiva.

Propositores do abaixo-assinado:

Emerson Merhy (coordenador da Linha de Pesquisa em Micropolítica do Trabalho e o Cuidado em Saúde/UFRJ);
Felipe Cavalcanti (doutorando em Saúde Coletiva do Instituto de Medicina Social/UERJ);
Ricardo Ceccim (professor associado da UFRGS/coordenador do EducaSaúde);
Ruben Mattos (docente do Instituto de Medicina Social/UERJ).