Pela recontratação imediata dos seguranças da UFU e melhorias na infraestrutura de segurança
Para: Reitoria da Universidade Federal de Uberlândia ([email protected])
O corte de verbas e diminuição de contratos na Universidade Federal de Uberlândia não é apenas um número no orçamento da UFU, mas sim uma ameaça real à segurança de estudantes, docentes e técnicos.
A UFU reduziu drasticamente o número de profissionais de segurança em todos os campi, e os impactos dessa decisão são alarmantes: há diversos relatos de furtos e assaltos dentro dos campi. Também, a situação é agravada pela crescente violência nas proximidades dos campi, fazendo com que a comunidade acadêmica viva sob constante medo ao frequentar a UFU e seus arredores, pois reina a violência e a criminalidade.
Devido ao aumento das intercorrências desde o fim do ano passado, foi requisitado através da lei de acesso à informação, as informações sobre os seguranças orgânicos(concursados) e seguranças terceirizados (vigilantes), que são apresentadas a seguir:
* Na campus Santa Mônica: 4 vigilantes diurnos, e 2 noturnos, e 2 orgânicos fazendo ronda em diferentes horários.
* No campus Umuarama: 3 vigilantes diurnos e 2 noturnos. Não foi informada a quantidade de seguranças orgânicos.
* No campus EDUCA: 2 vigilantes diurnos e 2 vigilantes noturnos. Não foi informada a quantidade de seguranças orgânicos.
* No campus Glória: 3 vigilantes diurnos e 3 vigilantes noturnos e 2 orgânicos fazendo rondas.
* Patos de Minas: 1 vigilante diurno e 1 vigilante noturno. Não foi informada a quantidade de seguranças orgânicos.
* Monte Carmelo: 1 vigilante diurno e 1 vigilante noturno. Não foi informada a quantidade de seguranças orgânicos.
* Pontal: 1 vigilante diurno e 1 vigilante noturno. Não foi informada a quantidade de seguranças orgânicos.
Observa-se que o quantitativo de seguranças apresentado pela UFU não é compatível com uma universidade do tamanho da nossa, nem com a realidade dos bairros que os campi estão localizados. A comunidade acadêmica sabe que os repasses para as Instituições Federais de Ensino vêm caindo ano após ano. Porém, a situação de segurança dentro da UFU é inaceitável. A proteção da comunidade acadêmica não pode ser deixada de lado em nome do fiscalismo.
Reconhecemos que a reitoria atual está lidando com decisões administrativas e uma situação orçamentária herdada das gestões anteriores da UFU. Porém, já fazem mais de 100 dias de gestão, e a nova reitoria tem o DEVER de cuidar dos problemas de segurança urgentes da UFU. A cegueira institucional não é mais possível na situação que nos encontramos.
Dessa forma, nós, abaixo-assinados, exigimos da Reitoria a recontratação imediata do número de seguranças e porteiros equivalente ao que havia antes dos cortes/diminuição dos contratos. Além disso, cobramos melhorias urgentes nas estratégias de segurança e na operação do sistema de monitoramento por câmeras da UFU.
Repasse para todos seus colegas, e siga-nos em @mude.ufu
Link para o acesso à informação completo: https://drive.google.com/file/d/18OslNoPl9474HyC7n8B73KHyW_U94XG0/view?usp=sharing