Abaixo-assinado EM APOIO À LUTA DOS PROFESSORES MUNICIPAIS

Para: Prefeitura de Curitiba; Secretária Municipal de Educação; Secretária Municipal de Recursos Humanos; Câmara Municipal de Curitiba,

Os professores municipais de Curitiba estão em luta por melhores condições de trabalho, valorização salarial, correção das distorções do plano de carreira e em defesa da qualidade do Instituto Curitiba de Saúde – que presta assistência à saúde dos servidores.

Durante o processo de negociação com a Prefeitura, os professores tiveram suas reivindicações rejeitadas. A administração municipal se recusa também a debater o conteúdo do projeto de lei enviado à Câmara Municipal que estabelece reajuste salarial de 10% e criação de uma gratificação produtivista. A Prefeitura deve aos professores 20% de reajuste salarial, mas ofereceu só 10%, a metade do que lhes é de direito.

Por isso, nós, abaixo-assinados – cidadãos de Curitiba, pais, mães e familiares das crianças que estudam na rede municipal – apoiamos a luta dos professores que iniciam seu movimento de greve no dia 14 de março.

Entendemos que o trabalho desenvolvido pelos professores é fundamental para a formação de nossas crianças e dos futuros cidadãos de Curitiba. Seu movimento de greve é legitimo e faz parte da luta em defesa da qualidade da educação pública em nosso município.

Também apoiamos à luta pelo imediato cumprimento da Lei do Piso no que se refere à ampliação da hora-atividade. A Lei – em vigor desde 2009 – determina que os professores devem ter 6h40 por semana de trabalho extraclasse para estudar e planejar as atividades que serão desenvolvidas em sala. Entretanto, os professores de Curitiba ainda possuem apenas 4h e a Prefeitura quer mais dois anos, totalizando cinco anos de atraso, para cumprir a Lei.