Abaixo-assinado Festa Sim, Rodeio Não.

Para: Câmara Municipal de Mogi das Cruzes

Nós, aqui abaixo assinados, estamos por meio deste pedindo que o uso de animais em rodeios seja proibido na cidade de Mogi das Cruzes.

Entre os algozes dos animais, encontram-se alguns eventos da indústria da diversão. Um deles, que infelizmente esta se alastrando pelo país, é o rodeio, que comprovadamente atinge os animais com maus tratos e atos cruéis.
Além da tortura prévia - choques e espancamentos - animais mansos são levados a saltar e corcovear em desespero numa arena, devido ao uso de artifícios que os induzem a um comportamento anormal. São estes os artifícios:

- Esporas: acessórios pontiagudos e cortantes usados nas botas do peão para golpear o animal no baixo-ventre e pescoço que produzem lesões no couro e até nos olhos. Quanto mais alto o peão esporear no pescoço do animal, mais pontos ganha.
- Sedém: tira de couro ou crina usada para comprimir a virilha e os genitais do animal.
- Peiteira: tira de couro amarrada ao redor do tórax dos cavalos, provocando dor e sensação de asfixia. Nos touros, a Corda Americana é usada para o mesmo fim.
- Sinos: pendurados na peiteira, produzem sons causando pânico.
- Laço ou corda: usado para laçar e imobilizar o animal em movimento; causa quedas violentas, luxações, fraturas e até morte.

E esse sofrimento não fica limitado ao período do espetáculo, existem os treinos...
Na lida do gado em fazendas, as derrubadas já são consideradas ultrapassadas  pelas atuais técnicas de produção pecuária, justamente por elevarem o risco de morte e lesões, indesejáveis economicamente. O argumento de que as modalidades exibidas em rodeios reproduzem as práticas executadas nas fazendas é, portanto, falso.

Rodeio é uma forma de cultura onde a Agropecuária se firmou como economia predominante daquele determinado local.
MOGI DAS CRUZES vai contra este tipo de cultura, pois a AGRICULTURA sempre foi um dos principais fatores do desenvolvimento da cidade. É conhecida como polo do Cinturão Verde do Estado de São Paulo, abastecendo com suas hortaliças, grande parte do território nacional. Isto sem contar as produções de caqui, nêspera e orquídeas.

Além disso é conhecida pelas suas festas religiosas, onde destacamos a Festa do Divino, uma das maiores do país onde se destacam cultura e pratos típicos locas, como o afogado.

Portanto, é desnecessário que fiquemos conhecidos como cidade que permite a Crueldade Contra os Animais.
Contanto, apoiamos a festa, com seus trajes e comidas típicas, shows de música e sugerimos o touro mecânico para os peões demonstrarem suas habilidades. O que não aprovamos é que se inclua ato de crueldade contra os animais, que além de moralmente injusto, é ilegal e inconstitucional em nosso país.

Por toda a dor e sofrimento que causam aos animais, além de fazermos nossa parte, solicitamos:
- o cumprimento da Lei dos Crimes Ambientais 9605/98 art. 32;
- o cumprimento da Lei que institui o Código de Proteção aos Animais do Estado, 11.977/2005;
- o cumprimento do Decreto Estadual 40.400/95.