Abaixo-assinado Movimento SOS BR-040

Para: Concer, Agência Nacional de Transportes Terrestres

Prezado usuário da BR-040:

Uma estrada mal sinalizada, sem iluminação, telefones de emergência e acompanhamento de equipes de socorro. Essa estrada é a BR-040, em especial o trecho entre Rio e Petrópolis, pistas de descida e subida da Serra.

Só em 2010 foram 205 acidentes, contando apenas os que envolveram caminhões. Boa parte deles ocasionou, além de vítimas, retenções e engarrafamentos por horas. Isso, sem que os usuários recebessem qualquer aviso, nem mesmo nas praças de pedágio! Onde se paga, hoje, a tarifa de R$ 7,70, uma das maiores do país!

Independente da duplicação da subida da Serra - obra que, se sair do papel, só deve ficar pronta em 2014 - queremos melhorias, já: pistas reformadas, bem sinalizadas e seguras, mais caixas de socorro e mais equipes de emergência, assim como informações em tempo real sobre acidentes e interrupções na estrada.

A concessionária Concer se comprometeu a colocar socorristas de motocicletas e impedir que carretas e caminhões façam ultrapassagens na Serra. Também estuda a possibilidade, junto à Polícia Rodoviária Federal, de restringir o tráfego de caminhões e carretas nos feriados e finais de semana.
Mas, precisamos de melhorias, e tudo o que estamos pedindo já é obrigação prevista no contrato da Concer.

Queremos obras, já!

Petrópolis, maio de 2011