Abaixo-assinado Finalização da Ciclovia da Avenida D. Pedro II
Para: Superintendência de Mobilidade Urbana de João Pessoa
Nós, cidadãos pessoenses e também da Região Metropolitana de João Pessoa, conscientes da problemática da mobilidade urbana, especialmente a mobilidade ciclável, somada a questão ambiental e o transporte público ineficiente, solicitamos que a SEMOB (Superintendência de Mobilidade Urbana de João Pessoa) retome imediatamente as obras da ciclovia da Avenida Pedro II, importante acesso de ciclistas de outras cidades, bem como via de escoamento de bairros populosos da região sul da capital Paraibana.
Atualmente, a Av. D. Pedro II possui 1,5 quilômetros de ciclovia, desde a subestação de energia até as imediações do Ibama, ou seja, todos os ciclistas que trafegam sentido centro-região sul, após o Ibama, são obrigados a disputar um espaço com os veículos na referida avenida, justamente um ponto crítico, pois além da considerável velocidade dos motorizados, ainda temos uma alça da avenida que desemboca na Br 230 e em seguida, outra, de acesso a avenida com fluxo intenso de veículos vindos da Br 230. Assim, podemos afirmar que no ponto mais crítico da Av. Pedro II, não há a continuidade da ciclovia, o que obviamente, por conta do que foi mencionado, coloca os ciclistas em risco de acidente e morte.
Agora, considerando o intenso fluxo de ciclistas no sentido região sul-centro, não temos nenhuma malha ciclável e, novamente, o problema citado das alças de acesso da Br 230 se repetem.
Requeremos espaços seguros para o transitar das bicicletas, por meio da equidade no uso do espaço público dessa avenida. O uso da bicicleta é fundamental para o deslocamento urbano de centenas de pessoas, ainda constitui um veículo de baixo impacto estrutural às vias, não poluente e sustentável, por isso solicitamos que deve receber a atenção adequada de todos os gestores municipais.
É inaceitável termos uma ciclovia numa importante avenida da capital que praticamente liga nada a lugar nenhum! É imprescindível a sua ampliação para garantir a presença segura das bicicletas nestes deslocamentos urbanos.
Estas exigências estão amparadas por normas federais que dão diretrizes ao uso de bicicletas em nosso país, tais como a Lei 12.587 e pelo próprio Código de Trânsito Brasileiro.
Questionamos o poder público que pouco tem feito para implementar uma política efetiva e permanente de inclusão da bicicleta como um meio de transporte, deixando de respeitar não apenas as Leis vigentes, mas sobretudo, a gente simples e trabalhadora que precisa da bicicleta como um meio de transporte eficiente, barato e seguro.
Os cidadãos e cidadãs abaixo assinados apoiam esse documento.