Abaixo-assinado Defesa da GRUTA e CAPELA no Seminário Verbo Divino na Vila Becker, Toledo, Pr.

Para: Prefeito, vereadores, Reitor UTFPR, IAP, promotores, outros veículados à causa

MANIFESTO PÚBLICO
ABAIXO-ASSINADO

Propósitos deste manifesto
Este é um manifesto reinvidicatório da Comunidade Católica da Vila Becker, da associação de moradores da Vila Becker (cnpj 80.403.868-0001-87), amigos e vizinhos desta localidade. Quem assina o presente apóia a causa.
Buscamos preserver o patrimônio histórico formado pela Capela do Seminário Verbo Divino e da Gruta Nossa Senhora de Lurdes. A Gruta foi construída há mais de 50 anos pelos pioneiros da região, hoje corre-se o risco de ser destruída para ser implantado naquele local um loteamento.
Onde está edifício do Seminário Verbo Divino e a Capela foi declarada de utilidade pública e foi desapropriada pelo Município. A UTFP almeja também ter aquela área e ali implantar um bosque, área administrativa e reformar a Capela para o uso da comunidade. Se não for para a UTFPR ou ela não assumir esse compromisso, a capela existente poderá ter outro destino que não o religioso. O terreno do seminário foi doação da Maripá. Outros também fizeram doação e esse esforço histórico poderá desaparecer.
Por isso, hoje, a comunidade, principalmente os pioneiros, se sentem no dever de preservar este patrimônio histórico, cultural e religioso. Por isso assinamos este manifesto e pedimos providências.

Assim, pedimos por este manifesto, que Vossas Senhorias, que faz parte do rol abaixo NOS JUDE!
1. Sr. Prefeito do Município de Toledo
2. Sr Presidente da Câmara de Vereadores de Toledo.
3. Reitor da UTFPR.
4. Bispo da Diocese de Toledo.
5. Instituto Ambiental do Paraná - IAP
6. Outros que a coordenação do movimento julgar conveniente.

Entenda mais sobre esse manifesto e sua reinvidicação:
O Seminário Verbo Divino confunde-se com a própria história de Toledo. A Maripá doou o terreno onde ele está hoje. Outros pioneiros também fizeram pequenas doações de áreas e que foram incorporadas. Também era comum no passado os pioneiros se reunirem e lá no terreno do seminário fazerem capina nas lavoura, ajudar na edificação dos prédios, dando seu suor para o bem comum. Nesta construção comunitária se incluem a Gruta Nossa Senhora de Lurdes e a Capela do Seminário. Estes dois locais, desde os primórdios de Toledo é utilizado pelas comunidades das Linhas Xaxim, Boico, Concórdia do Oeste, São Valentin, recanto municipal e mais recentemente da Vila Becker, para atividades religiosas.
Todo o esforço dos pioneiros e seus descendentes poderá desaparecer. Hoje há previsão de se lotear a parte restante do Seminário entre as Ruas Guarani e Salvador. Esta já existe na Vila Becker e termina na cerca do Seminário. Será prolongada, para se conectar com o loteamento em frente a PUC. Esta alteração implicará na destruição da Gruta N. Srª de Lurdes. Naquelas pedras está a contribuição dada pelos pioneiros, religiosos e muitos outros. Faz parte da história de Toledo. Um povo que não preserva e não sabe de sua história, não sabe de onde vem e não sabe para onde vai. Aquela gruta é um exemplo de doação à causa comunitária, de solidariedade, de serviço voluntário. Um exemplo para as futuras gerações.
É inaceitável que em nome do progresso, do desenvolvimento tudo isso se perca. É a memória concreta da história. Se isso acabar e ficará na lembraça de poucos. E quando esses poucos forem embora, nada mais terá. Gerações futuras se quer vão saber que ali teve uma gruta.
É dever do Poder Público e de toda a sociedade preservar o patrimônio histórico, artítico, cultural. Mesmo que seja de natureza religiosa. É mais fácil destruir do que construir.
Além disso, o bosque que hoje ali existe, corre sérios riscos destruição. Ali estão remanescentes de árvores nativas, verdadeiro patrimônio natural, que também merece ser preservado.
Se não bastasse isso, ao tirar estes dois locais, os moradores do entorno daquele local vão ficar sem ambiente para a praticar os cultos religiosos, impondo aos pioneiros, hoje de cabelos brancos e fatigados pelo tempo, recomeçar tudo de novo.

twitter: @mobilizartoledo #mobtoo
www.mobilizartoledo.blogspot.com