Abaixo-assinado Queremos a volta do trote na ENCAUT
Para: Diretoria Geral do Campus III do CEFET-MG
É comum na maioria das instituições de ensino superior a celebração dessa nova etapa da vida que tem como nome o "trote".
O intuito dessa celebração é recepcionar de uma maneira lúdica e dinâmica os novos alunos. É fato que em algumas instituições de ensino superior essa ideia foi deturpada e acabou oferecendo riscos tanto para os calouros quanto aos veteranos mas a generalização de tal ato em si é de longe uma injustiça para com as instituições onde o trote acontece de maneira sóbria e responsável como
os antigos trotes do curso de Engenharia de Controle e Automação. O trote da ENCAUT ( Engenharia de Controle e Automação) sempre ocorreu de maneira pacífica e divertida e jamais infringiu os direitos de nenhum cidadão já que era facultativo. O grande objetivo dessa celebração era a interação entre os veteranos e calouros e também a arrecadação de fundos pro diretório acadêmico,
órgão de representação dos alunos do curso que é financiado INTEGRALMENTE pelos próprios alunos. Quando o colegiado barrou a realização dos trotes, a partir do primeiro semestre de 2011,a interação entre os alunos ficou extremamente comprometida o que enfraqueceu o movimento estudantil dentro do curso e consequentemente a arrecadação de fundos pro diretório acadêmico.
Pelos motivos explicitados acima, pedimos a volta do trote do curso de Engenharia de Controle e Automação. Concordamos em negociarmos condições para que o mesmo aconteça como por exemplo a supervisão de algum servidor a qual a tal função o compete.