Insatisfação dos Pacientes e Usuários da UBSF Jardim Cidade do Aço com o desserviço gerado pela falta de médicos e demais profissionais.

Para: Prefeitura Municipal de Volta Redonda; Secretaria Municipal de Saúde; Conselho Municipal de Saúde e Câmara de Vereadores.

Considerando as insatisfações geradas à população do Bairro Jardim Cidade do Aço e;

Considerando que o bairro, há vários anos, não possui Associação de Moradores constituída legalmente;

Nós, moradores do bairro e usuários da Unidade Básica de Saúde da Família do Bairro Jardim Cidade do Aço, vimos através deste abaixo-assinado, exigir que seja enviado em caráter de urgência:
- dois médicos(as) de clínica geral,
- um(a) médico(a) ginecologista,
- enfermeiro(a) assistente,
- recepcionista,
- assistente administrativo e
- sete agentes comunitários de saúde
para prestar os devidos atendimentos da UBSF do Jardim Cidade do Aço e garantir a qualidade dos serviços prestados à população.

Segundo rege a nossa atual Constituição em seu artigo Art. 196
“A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação.”

O Bairro Jardim Cidade do Aço possuía, em 2017, aproximadamente 2000 famílias com média de 4 pessoas cada, ou seja, aproximadamente 8000 pacientes de acordo com recadastramento realizado pela equipe de Agentes Comunitários de Saúde da UBSF Elias Alves de Oliveira da época. Nos anos seguintes recebeu mais 96 famílias no Condomínio Girassol (Conjunto Habitacional Minha Casa, Minha Vida) e também novas famílias em áreas loteadas e em um novo condomínio privado. Esta quantidade equivale a duas equipes de Estratégia Saúde da Família, segundo a Política Nacional de Atenção Básica e, portanto, justifica a nossa reivindicação.

A população local é constituída em sua maioria por idosos e adultos, muitos deles portadores de comorbidades graves que necessitam de acompanhamento constante e, desta forma, necessitam em sua maioria dos serviços que deveriam ser prestados pela Unidade Básica de Saúde da Família.

Em tempo, vimos também exigir a reforma da referida UBSF, que apresenta diversos problemas estruturais que afetam diretamente o uso adequado pelos servidores, colaboradores e população em geral, portanto demanda urgentemente de um conjunto de reparos e reformas de pequeno a grande porte de modo a evitar que se torne em um local insalubre, inseguro e impróprio para seus usuários.